Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Rifado, vereador Juarez de Jesus fica fora da Mesa Diretora mesmo após acordo

Pelo acordo firmado em 2020, ele seria o vice-presidente da câmara neste ano a convite de Jair Alexandre, que será o presidente

Por Maga Stopassoli 09/01/2024 - 10:53 Atualizado em 09/01/2024 - 10:54

O estatuto da Câmara de Criciúma prevê que o mandato do presidente da Casa dure dois anos. Como forma de promover uma espécie de rodízio para prestigiar mais do que somente dois vereadores na presidência e nas outras funções da Mesa Diretora, ficou acordado que o mandato seria de um ano. A cada final de ano, a Mesa inteira renuncia e os novos integrantes assumem. Um acordo firmado no primeiro ano da atual legislatura de Criciúma, lá em 2020, definiu que o vereador Jair Alexandre (PL) assumiria a presidência da câmara municipal no último ano do governo, ou seja, em 2024. Também conforme o acordo firmado, o presidente escolheria o seu vice-presidente e, naquela época, Jair escolheu o vereador Juarez de Jesus.

No dia 7 de dezembro do ano passado, Jair e Juarez estiveram no estúdio da Som Maior falando sobre o assunto. Jair falou como futuro presidente e, Juarez, como futuro vice. “Uma vez dada a palavra, tem que cumprir a palavra”, disse Jair ao ser questionado por Adelor Lessa sobre o convite a Juarez. À época, Juarez agradeceu Jair durante a entrevista.

Juarez rifado

Um mês depois o cenário mudou. Juarez está fora da Mesa Diretora. Em seu lugar, será eleito o vereador Obadias Benones (Avante). Na última semana a vereadora Giovana Mondardo (PCdoB) emitiu uma nota dando a entender que uma chapa de oposição poderia ser formada para concorrer à eleição. Mas isso não aconteceu. Pelo prazo legal, as chapas deveriam ser inscritas até às 17h do dia 8 de janeiro. Desta forma, a nova mesa diretora será eleita na sessão extraordinária desta terça-feira (9) e terá Jair Alexandre como presidente, Obadias Benones, vice-presidente, Geovana Zanette (PSDB), primeira-secretária e Miri Dagsotin (PP), segundo secretário.

Salvaro segue sem oposição

A forma como a eleição acabou se desenhando na câmara de Criciúma deixa claro que o prefeito Clésio Salvaro continua sem oposição na Casa. Apesar do ensaio de chapa de oposição, nenhum vereador se candidatou, mesmo que fosse para marcar posição. Ninguém se encorajou de ir para a disputa pois mesmo que o cenário parecesse definido seria uma oportunidade de permitir que os criciumenses soubessem se há mesmo oposição ao prefeito dentro da câmara. Ficou parecendo que não.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito