Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Quem serão os candidatos a prefeito de Criciúma em 2024?

E quem será o indicado por Clésio Salvaro?

Por Maga Stopassoli 07/02/2023 - 18:35 Atualizado em 07/02/2023 - 18:53

Todo criciumense está se fazendo duas perguntas:

1 – quem serão os candidatos a prefeito na próxima eleição?

2 – quem será o/a candidato/a do prefeito Clésio Salvaro?

Diferentemente da última eleição, quando já se sabia com um ano de antecedência que seria praticamente impossível tirar a reeleição de Salvaro, nesta, a coisa muda de figura. É que o atual prefeito não poderá concorrer, já que está em seu segundo mandato consecutivo. É aí que começa o desenrolar desse fio. Se ele não poderá se candidatar, quem irá indicar para ocupar seu lugar?

Embora existam quatro ou cinco nomes que povoam o imaginário dos criciumenses para serem escolhidos por Clésio para dar continuidade ao seu governo, na prática, o cenário é outro. Primeiro, porque talvez nem o próprio Clésio tenha, de fato, definido quem será seu candidato a sucessor. Segundo, porque, talvez, dessa vez, a decisão leve em conta outros elementos que não apenas a vontade do prefeito.

Geovânia de Sá

A deputada federal Geovânia de Sá (PSDB) é uma opção natural de seu partido para concorrer à prefeita. Eleita, reeleita e agora assumindo mandato por ser a 1ª suplente de Carmen Zanotto, atual Secretária de Estado da Saúde, Geovania reúne bons motivos para ser a candidata do Clésio. Na última eleição, a tucana fez 13.500 votos em Criciúma, um número considerável de votos. Além disso, já passou pela câmara de vereadores e foi secretária de saúde, antes de ser candidata à federal pela primeira vez, portanto, conhece o município e suas demandas. Nas duas últimas entrevistas que concedeu à Som Maior, deixou clara a sua vontade de ser candidata em 2024. No fim do ano passado, ela disse:

“Se o partido e o prefeito Clesio Salvaro assim definirem, eu estarei pronta para fazer, se Deus quiser, a gestão da cidade de Criciúma”.

Embora seja leal ao prefeito e ao seu partido, Geovania demonstra ter um perfil de quem faria uma administração sem a sombra de Salvaro. Talvez esse detalhe possa ser levado em conta na hora da definição.

Arleu da Silveira 

Outro nome que pode ocupar a vaga de “candidato do Clésio” é o do vereador Arleu da Silveira. Arleu, aliás, vem aparecendo cada vez mais ao lado do prefeito, seja em agendas oficiais conferindo obras, seja em agendas “casuais”. Recentemente encontrei o vereador no centro da cidade e perguntei:

Maga: como está a candidatura, vereador?

Arleu: encaminhando a candidatura a prefeito. Tá bem encaminhado.

Maga: E os outros candidatos do partido, outros nomes?

Arleu: quem chegou depois tem que esperar.

Os que “tem que esperar” seriam pelo menos dois outros bons nomes: Wagner Espíndola, secretário de governo do Clésio e Acélio Casagrande, secretário de saúde do município. Embora o Waguinho também seja um nome gabaritado para ser candidato a prefeito, no momento, seu nome ainda não parece ser a escolha oficial, mesmo ele sendo um nome de irrestrita confiança de Salvaro e uma boa opção para o quebra-cabeças dos tucanos. Outra opção, Acélio Casagrande, somou 26.600 votos em Criciúma na última eleição, uma votação expressiva e que também o projetou a ser o possível candidato do Clésio. A essa altura do texto você já percebeu que pelo menos o “problema” do Clésio é bom: não faltarão nomes à disposição. Mas, até que a definição ocorra, outros nomes estão no cenário.

Ricardo Guidi

O deputado federal Ricardo Guidi (PSD) é hoje o principal adversário de Clésio Salvaro (ou, no caso, de seu/sua indicado/a). O criciumense está em seu segundo mandato como deputado federal e também já admitiu a vontade de ser candidato a prefeito na próxima eleição. Ricardo tem uma candidatura “caindo de madura”. Só não vai se não quiser. E ele quer. Agora é um momento de construir os apoios necessários para montar uma chapa viável. Ricardo é filho do ex-prefeito de Criciúma e ex-deputado estadual, Altair Guidi, e da professora e ex-senadora, Sandra Guidi.

Luciane Ceretta

Habilidade na hora de dialogar, gestão estratégica e bom trânsito político. Essas três características fazem com que a reitora da Unesc, Luciane Ceretta seja um nome de consenso em todas as rodas de conversa sobre eleições municipais. Todos os partidos gostariam de tê-la como candidata a prefeita. Vale ressaltar que até hoje, Luciane não fez nenhum gesto que justifique pensar que ela gostaria de ser candidata. É a boa gestão à frente da Unesc que faz com que ela seja sempre lembrada na hora de listar os possíveis candidatos à majoritária. Prova desse reconhecimento foram as duas nomeações que ocorreram em dezembro do ano passado. Uma como Conselheira no Conselho Nacional de Educação Superior e, outra, como presidente do Sistema Acafe, a Associação Catarinense das Fundações Educacionais que reúne 14 instituições comunitárias de educação superior. Recentemente, em entrevista à Som Maior, o governador Jorginho Mello fez questão de frisar que a reitora é peça fundamental para a implantação do programa Faculdade Gratuita, uma das principais promessas de campanha de Jorginho. Mas, por enquanto, tudo que temos é o imaginário popular que, a cada nova eleição, garante: “a Lu será candidata”. Até o momento, ela não falou sobre o assunto e, mesmo que não passe por sua cabeça disputar a prefeitura, é um nome que deve ser ouvido por todos que almejam a cadeira de prefeito.

Júlio Lopes

Após a publicação deste texto, uma liderança ligada ao PL de Criciúma me procurou e garantiu que "a Ala Bolsonarista tambem tem seu nome candidato a prefeito, Doutor Julio Lopes". Dr. Júlio é pai do deputado estadual, Jessé Lopes (PL). Ao ser questionado sobre a intenção de disputar a eleição, ele disse:

"Sou pré candidato a prefeito no meu partido.. PL. Tem que passar pelas 3 maiores lideranças do PL de CRICIÚMA. Julia Zanata, Daniel Freitas, Jessé Lopes. Vamos ter um candidato  que realmente represente a direita conservadora", concluiu. 

 


A disposição de Júlio de ser candidato a prefeito é nítida, porém, como ele mesmo ressaltou, seu nome passará pela aprovação dos deputados citados acima. Digo isso pois, numa breva análise do cenário, é possível que um outro desenho aconteça: o PL pode vir a apoiar a candidatura de Ricardo Guidi, indicando o candidato a vice.

Mas, antes que essa análise provoque alguma reação acalorada, eu me antecipo: tem muita água pra rolar debaixo dessa ponte. E me parece que ninguémestá com pressa! 

As opções de esquerda

Eu ia escrever que os partidos de esquerda ainda não definiram seu nome para a disputa de 2024, mas isso seria uma “não notícia”, já que a “notícia” seria apresentar as opções de esquerda para o pleito municipal. Enquanto esses nomes não surgem, seguimos atentos aos movimentos políticos da nossa amada Criciúma já que aqui, de tédio, ninguém morre.

E você, tem algum nome de preferência? Me conta lá no instagram: @magastopassoli

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito