Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Júlio Garcia diz que Guidi é página virada e projeta Salvaro na majoritária em 2026

Ele foi o entrevistado do programa Parlatório, na Som Maior

Por Maga Stopassoli 16/04/2024 - 14:10 Atualizado em 16/04/2024 - 14:23
Júlio Garcia diz que  Guidi é página virada e projeta Salvaro na majoritária em 2026

Um dos principais articuladores políticos do estado de Santa Catarina, deputado estadual, Júlio Garcia (PSD), foi entrevistado no Parlatório, programa que vai ao ar toda segunda-feira, na rádio Som Maior. No mesmo dia em que Acélio Casagrande anunciou sua ida para o PL, Júlio concedeu uma entrevista sem rodeios. Ele falou não só sobre Acélio, claro, mas sobre os recentes encaminhamentos no PSD/Criciúma.

A saída do deputado federal Ricardo Guidi de seu partido, foi um dos primeiros assuntos abordados e Júlio não titubeou mas foi sucinto. Disse que essa história é página virada, tanto para ele, quanto para o PSD e não escondeu o ressentimento de perder um deputado federal, quando, em suas palavras, o partido poderia manter um federal e ainda disputar a prefeitura. “Perdemos um federal, aqui do Sul, onde tanto se luta para tentar eleger representantes da região e perdemos uma vaga pra um deputado do norte do estado e ninguém falou nada”, reclamou.

Ele se referiu às tentativas do PSD de manter Ricardo Guidi como deputado federal e de Arleu da Silveira disputar a vaga de prefeito. Essa novela começou ainda em 2023, quando o prefeito de Criciúma saiu do ninho tucano e migrou para o partido de Júlio com a garantia de que o candidato a prefeito em Criciúma seria uma indicação sua. Fato que se concretizou e que teve como desdobramento imediato, o afastamento de Ricardo com outros integrantes do partido.

No Domingo de Páscoa, data em que a igreja católica celebra a ressurreição de Cristo, Julio Garcia fez uma última tentativa para ressuscitar a chance de Ricardo Guidi permanecer no PSD e se submeter a disputar com Arleu, através de uma pesquisa, a vaga de prefeito. Quem estivesse melhor, seria o candidato. O que aconteceu depois, você já sabe. Sobre isso, o deputado disse que sentiu que Ricardo não iria aceitar a proposta quando este pediu pra mudar alguns pontos do acordo, como, por exemplo, poder escolher quem seria o vice.

Sobre Arleu, Júlio Garcia disse que a escolha se deu pelo preparo do agora ex-secretário-geral do governo Salvaro. “Temos uma eleição de prefeito, não é concurso de beleza, nem de simpatia. Nós vamos eleger um prefeito e ele está preparado”, declarou.
Ainda sem definições sobre quem poderá compor com Arleu e ocupar a vaga de vice, Júlio disse que esse não é o foco agora. Ele pontuou ainda que não iria falar sobre a decisão de Acélio, de migrar para o PL e disse que questões pessoais o fizeram tomar essa decisão.

O deputado foi questionado sobre quais serão seus próximos passos na política e se Clésio Salvaro poderá disputar a uma vaga na Câmara Federal. Ele foi enfático: “o Clésio estará na majoritária (estadual) em 2026. O Arleu vai ganhar a eleição e o Clésio vai pra majoritária”, projetou. Ele destacou que, para isso, Clésio precisa eleger o sucessor.

As declarações de Julio Garcia ocorreram num momento em que o PSD de Criciúma contabilizou duas semanas seguidas de perdas de apoios importantes para o projeto eleitoral deste ano. O vice-prefeito, Ricardo Fabris, que migrou para o MDB, Ricardo Guidi, agora PL e Acélio Casagrande, também PL. Além desses, o empresário Anselmo Freitas, apoiador de primeira hora de Clésio, esteve com Acélio Casagrande, durante a visita ao governador que sacramentou sua ida para o PL. O PSD de Criciúma passou por um processo de “Salvarização”. O partido passou a ter o perfil do prefeito e é a partir desse ponto de partida que a sigla deve fazer os ajustes necessários para que a previsão de Júlio Garcia se cumpra.

Ouça a entrevista completa neste link.

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito