Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Com Jorginho Mello e Júlio Garcia, Lu Ceretta recebe titulo de Cidadã Catarinense

Homenagem ocorreu na noite desta segunda-feira (4), na Alesc
Por Maga Stopassoli 05/12/2023 - 10:06 Atualizado em 05/12/2023 - 10:07

A reitora e presidente do sistema Acafe, Profª Luciane Ceretta, foi homenageada com o título de Cidadá Catarinense, na noite desta segunda-feira (4), em Sessão Solene, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis. A proposição do título concedido à ela foi do deputado estadual Júlio Garcia (PSD) e movimentou o hall da Alesc, durante a cerimônia prestigiada que contou com a presença de políticos, empresários e estudantes.

Conheça a trajetória da agora catarinense, Luciane Ceretta 

Luciane Bisognin Ceretta é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria, possui mestrado em Enfermagem pela UFSC e doutorado em Ciências da Saúde pela Unesc. Possui ampla formação acadêmica em gestão, com quatro MBAs abrangendo Gestão Estratégica de Negócios, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e Gestão de Projetos. Além disso, possui oito especializações, sendo quatro na área da saúde e quatro na área de educação. A mais recente foi concluída neste ano pela Universidade de São Paulo (USP). Sua experiência na área da saúde abrange Saúde Coletiva, com foco em Saúde Pública e Educação na Saúde, estudos sobre epidemiologia e gestão em saúde. É uma pesquisadora reconhecida e professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – Mestrado na Unesc. Sua experiência na educação inclui estudos sobre gestão universitária, acesso e permanência de estudantes no ensino superior e legislação educacional para o ensino superior.

Nascida em Faxinal do Soturno, no Rio Grande do Sul, construiu uma carreira profissional consolidada em Santa Catarina. Contribuiu significativamente para a saúde municipal em Iporã do Oeste e Criciúma, implementando modelos de atenção primária e unidades de saúde em áreas carentes. Foi consultora da Organização Pan-Americana de Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz, desenvolvendo projetos inovadores para o planejamento e a gestão na área da saúde em diversos estados brasileiros, em parceria com o Ministério da Saúde. Na área acadêmica, teve uma trajetória ascendente na Unesc, desde professora, coordenadora de curso, diretora de unidade acadêmica, pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão até a posição de reitora, fortalecendo a instituição como referência não apenas no ensino superior, mas também na pesquisa e extensão. Envolvida na implantação do Centro de Inovação de Criciúma e na elaboração dos planos de desenvolvimento socioeconômico para a região sul de Santa Catarina. Além de seu papel na Unesc, Luciane assumiu a presidência da Acafe, liderando iniciativas que ampliaram o subsídio público para o ensino superior em Santa Catarina. Lidera a Comissão de Regulamentação das Universidades Confessionais e Comunitárias Brasileiras junto ao Conselho Nacional de Educação e é membro da Comissão Nacional de Residências em Saúde, representando o Conselho Nacional de Educação.

Recentemente eleita vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). Recebeu em 2023 o Diploma de Mérito Educacional do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina; foi homenageada com o Prêmio Mulheres na Ciência pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina; recebeu o Prêmio Líderes da LIDE Santa Catarina na categoria “Liderança Catarinense Destaque Nacional’, e o Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger pela Câmara dos Deputados; Destaque Fiocruz para pesquisadores que buscaram contribuir com estudos para compreender os efeitos da Covid-19 e apoiar municípios brasileiros, além de diversos outros prêmios, honrarias e homenagens.

Reconhecida como conselheira em órgãos educacionais estaduais e nacionais, Luciane é destacada pelo seu compromisso e contribuição tanto na área de saúde quanto na educação, tendo prestado serviços valiosos ao estado de Santa Catarina.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito