Em Criciúma, de tédio, ninguém morre. No Balneário Rincão também não. Durante o feriado de finados, uma discussão acalorada resultou em briga e socos entre o liberais do Rincão e o marido da deputada federal, Júlia Zanatta, Guilherme Colombo. Sobre isso, Adelor lessa escreveu no começo da noite de ontem e você pode ler clicando aqui. Hoje cedo, foi a vez do deputado estadual, Jessé Lopes, colocar um pouco de lenha na fogueira. Em uma publicação nas redes sociais, Jessé expressou apoio à executiva do partido do Rincão. A declaração do deputado é só mais um ingrediente na relação que nunca foi lá essas coisas entre eles, entre ele e Júlia.
A deputada federal relatou que tão logo saiu do local onde ocorreu a briga, ligou para o governador Jorginho Mello e para o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Júlia relatou que Valdemar disse que o partido está ao seu lado.
O fato ganhou repercussão estadual e, também, nacional. Guilherme Colombo, além de assessor da presidência, no BRDE, vinha se movimentando para ser candidato a vice-prefeito, na chapa que teria Arleu da Silveira como candidato a prefeito. O episódio de ontem não deve alterar nem a pretensão política de Guilherme, nem deverá ter nenhum outro desdobramento na função que ele ocupa hoje no BRDE.

Blog Maga Stopassoli
A Câmara de Vereadores de Imbituba cassou o mandato do prefeito Rosenvaldo da Silva Jr (PSB). O motivo: falta de resposta aos requerimentos enviados pelos vereadores ao executivo do município. A partir da cassação, quem assumiu foi o vice-prefeito, Antônio Clésio (PP). A sessão que culminou com a cassação ocorreu nesta terça-feira (14) e o placar foi de 9 votos a favor e quatro votos contrários à cassação. Segundo a denúncia, o prefeito e o vice teriam sido omissos na gestão de recursos públicos repassados pelo Governo do Estado e, supostamente, deixaram de responder aos requerimentos enviados pelos parlamentares. O vice foi absolvido na ação. O PSB, partido do prefeito cassado emitiu uma nota e chamou a denúncia de "manobra política". A nota, assinada por Claudio Vignatti, diz, ainda, que a cassação é inusitada, e pontua que o autor da denúncia não compareceu a nenhuma fase do processo.
Nas redes sociais, o prefeito cassado disse que "recebeu com surpresa e indignação a decisão" da câmara. Os advogados responsáveis pela defesa de Rosenvaldo devem recorrer da decisão.
Nesta quinta-feira (16), o Programa Adelor Lessa vai tratar do assunto a partir das 7h30, na Rádio Som Maior (FM 100,7). É possível ouvir também aqui no site ou, ainda, no app da rádio.
17 dias. Esse é o tempo que os interessados em concorrer às eleições deste ano, têm, para se filiar ou mudar de partido. Esse é, também, o prazo que Ricardo Guidi tem para migrar para o PL se quiser se candidatar a prefeito de Criciúma. A agenda do deputado federal e Secretário de Meio Ambiente do Jorginho, em Criciúma, nesta segunda-feira (18), ao lado do governador, teve cara de pré-campanha. Ricardo Guidi esteve em todos os compromissos de Jorginho em Criciúma, já que a função que ocupa no governo lhe dá uma vantagem interessante nessas horas: a de acompanhar o big boss e colher os frutos dessa exposição. Na Acic, ele esteve com o governador na reunião que contou com a presença de empresários da cidade, interessados nos encaminhamentos da eleição. No Cedup, falou para um público diferente do que está acostumado. Na AM, Ricardo Guidi falou para mais de 3 mil alunos, num evento histórico, que teve como anfitriã a reitora da Unesc e presidente da Acafe, Luciane Ceretta.
O discurso dele ontem, contrastou com a reunião de duas semanas antes, quando, no mesmo palco, a história política de Criciúma (e de Santa Catarina) ganhou um capítulo que certamente levará tempo para ser esquecido (e digerido). Foi no mesmo palanque que Ricardo Guidi se lançou candidato a prefeito de Criciúma, antes mesmo do anfitrião fazer isso, já que o evento seria o de lançamento da pré-candidatura de Arleu da Silveira. Se naquela noite o clima pesou, dessa vez, Ricardo estava animado e agradecido pela oportunidade. Jorginho, por sua vez, citou o deputado ao falar do Universidade Gratuita e disse que quando o projeto era só uma ideia, tinha conversas com Ricardo em Brasília sobre ao assunto. Citar o deputado nessa pauta que, todos sabem, é do próprio Jorginho, da a entender que o governador fez um gesto para tentar jogar luz naquele que pode vir a ser seu candidato a prefeito em Criciúma. Estratégia parecida, porém, muito mais imponente, usou Clésio Salvaro quando lançou o programa Acelera Criciúma e deu para Arleu apadrinhar.
“E aí, o Guidi vai ou não vai (pro PL)?”
A cada dez passos que o governador deu ontem em Criciúma, surgia alguém (inclusive eu), fazendo exatamente essa pergunta a ele. É a pergunta que também está nas ruas. É, também, a pergunta que Ricardo não responde e faz questão de alimentar a dúvida, assim como fez há duas semanas, sobre sua ida ao evento do seu quase ex-partido. Há quem diga que ele mantém esperanças de conseguir a vaga de candidato pelo PSD. É uma espécie de terraplanismo criciumense, já que, se isso de fato ocorrer, significa conseguir vencer uma queda de braço contra Júlio Garcia e Clésio Salvaro, juntos. Não que seja impossível, mas será que pavimentar um outro caminho não daria bem menos trabalho? Há, ainda, quem acredite que ele não será candidato por nenhum partido e vai seguir com seu mandato de deputado federal, garantido. Mas então por qual motivo vem praticando gestos públicos tão significativos ao lado de lideranças do PL?
Nesta segunda-feira, aproveitando a vinda de Jorginho Mello, dois vereadores próximos de Guidi migraram para o PL. Nícola Martins (ex-PSDB) e Juarez de Jesus (ex-PSD), justo o partido em que Ricardo Guidi ainda está. Se ele não pretende fazer a troca partidária, por qual razão dois de deus aliados de primeira hora fizeram isso, já que PSD e PL não estarão juntos na eleição municipal de Criciúma?
A resposta parece uma só: ele também vai para o PL. Depois de tantas demonstrações públicas de gentilezas com lideranças do Partido Liberal, Ricardo parece reeditar o meme que viralizou recentemente nas redes sociais. “Quando eu for pro PL não direi nada, mas haverá sinais”.
Tags: eleicoes2024
O julgamento do recurso do processo que pede a cassação do senador catarinense Jorge Seif (PL) e que teve início hoje pela manhã, no TSE, em Brasília, tirou da toca um apoio criciumense. O prefeito Clésio Salvaro publicou um vídeo nesta quinta-feira (4), declarando apoio ao senador bolsonarista. No vídeo, Clésio se comparou ao senador ao dizer que “uma vez tomaram o meu mandato com quase 80% dos votos e eu acabei não podendo assumir a prefeitura, lá em 2013”, disparou.
Sobre Jorge Seif, ele fez um pedido aos ministros responsáveis por julgar a ação. “Ao julgar o caso do Seif, que levem em consideração os mais de 1.4 milhão de votos que ele recebeu pra ser senador. O voto é o que melhor representa a democracia. Senador, to torcendo por você, táokey?!”, finalizou Clésio Salvaro.
O gesto do prefeito de Criciúma ocorre na mesma semana em que pode ocorrer a confirmação de uma candidatura do PL no município, em oposição ao seu candidato. Clésio acena ao bolsonarismo e tenta capitalizar para si (para o seu projeto político), uma importante fatia de votos: a do eleitor que vota em quem Jair Bolsonaro indicar.
Pouco antes do meio-dia, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, suspendeu o julgamento da ação que será retomado no próximo dia 16.
Assista ao vídeo aqui:
Ricardo Guidi vai conceder uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (4), 19h, em seu gabinete, em Criciúma. Deverá anunciar sua saída do PSD e filiação ao PL, partido pelo qual deve ser candidato a prefeito de Criciúma.
Foto arquivo.
Tags: eleicoes2024
Faltando menos de 8 horas para o fechamento da janela partidária, quando os interessados em concorrer às eleições podem trocar de partido, uma pergunta ainda não foi respondida: “e o Acélio, vai ou fica?”.
Ir, significa sair do PSDB e migrar para o PL, o partido do governador e, agora, também, de Ricardo Guidi, sigla para a qual já foi convidado. Ficar, significa permanecer em seu atual partido, o PSDB e ser vice de Arleu da Silveira (PSD). Neste momento de indecisão, Acélio compartilha de um sentimento que também foi vivido recentemente por Guidi: a falta de clima em seu atual partido. Há um entendimento na política de que para algumas coisas acontecerem, precisa-se de um fato e de clima. O fato, para Acélio, é a possibilidade de estar na majoritária. Mas em seu atual partido falta clima.
E isso ficou ainda mais evidente depois que, na última semana, quando o presidente estadual do PSDB, deputado Marcos Vieira, anunciou Acélio como o candidato a vice de Arleu e, horas depois, o partido disse que a escolha do vice seria feita através de pesquisa. Ele teria de disputar a indicação com a vereadora Roseli De Lucca. Esse é outro detalhe que parece não fazer sentido, já que Acélio é “bom de voto”, como disse Marcos Vieira à Som Maior. Então por qual motivo ainda precisaria disputar a vaga de vice?
No mesmo dia e após ser anunciado, mais um detalhe chamou atenção o suficiente e motivou esse texto: o silêncio de Acélio sobre o “lançamento” de seu nome a vice pelo PSDB. Quem é indicado candidato a prefeito ou vice, costuma se alegrar com a notícia, dar declarações, atender a imprensa. Não foi o que aconteceu com Acélio. Ele permaneceu em silêncio, sem nenhuma manifestação pública sobre o assunto e sem atender a imprensa. Na quinta-feira (4), um dia depois, circulou a informação (publicada por este blog) de que o PL discutia a possibilidade de chapa pura, com Guidi e Acélio. Minutos antes da coletiva convocada por Ricardo, uma nova informação dava conta de que Acélio havia decidido permanecer no PSDB e aceitar o convite para ser vice na chapa com Arleu da Silveira. Mais uma vez, nenhuma declaração, nenhuma reação partiu do ainda secretário da Saúde de Criciúma, além de continuar sem responder mensagens ou ligações. Na sexta pela manhã, o dia começou com uma reunião a portas fechadas com Acélio e os peessedistas, Clésio Salvaro, Júlio Garcia e Arleu da Silveira. O movimento tinha o objetivo de frear a perda de lideranças do governo municipal. É que nesta mesma semana, migraram para outras siglas, o vice-prefeito, Ricardo Fabris que escolheu o MDB, e Verceli Coral, agora filiado ao PL.
Até o momento, Acélio permanece sem falar sobre o assunto. A impressão que fica é que ele não tomou nenhuma decisão ainda, mas que a ideia de ser vice de Arleu não o empolgou o suficiente para que ele se manifestasse.
Neste sábado, o governador Jorginho Mello vem mais uma vez à Criciúma e ele até que arrumou uma boa desculpa para isso. Na agenda oficial, o motivo da viagem é para acompanhar a final do campeonato estadual entre Criciúma e Brusque, às 16h30, no Heriberto Hulse. Mas a coincidência é que justamente hoje encerra o prazo para que Acélio mude de partido e o governador está na cidade. É possível que eles conversem novamente ainda hoje e isso seja decisivo para a decisão de Acélio. Até lá, fica o questionamento: “e o Acélio, vai ou fica?”.
Tags: eleicoes2024
O filho do ex-presidente, Jair Bolsonaro, Jair Renan Bolsonaro, está no estádio Heriberto Hulse, acompanhando a final do catarinense entre Criciúma e Brusque.
Ele está companhado dos deputados federais do PL, Júlia Zanatta e Daniel Freitas, além do governador Jorginho Mello.
Salvaro cotado para ser vice de Guidi
Ex-deputado estadual estava na coletiva de Ricardo com Jorginho
O ex-deputado estadual Cleiton Salvaro (PL) é uma das possibilidades para compor como vice na chapa de Ricardo Guidi (PL) à eleição de Criciúma.
Cleiton é primo do prefeito Clésio Salvaro (PSD) e era uma das pessoas presentes na coletiva de Guidi com o governador Jorginho Mello (PL), quando Ricardo anunciou a filiação ao Partido Liberal e a candidatura a prefeito.
Em 2014, fundou o PSB em Criciúma concorreu a uma vaga à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), elegendo-se com 14.986 votos para a legislatura de 2015 a 2019.
Dois anos depois, chegou a lançar uma candidatura a prefeito de Criciúma, ainda pelo PSB, tendo a então vereadora Tati Teixeira, falecida em 2023, como candidata a vice. Mas Cleiton desistiu já durante a campanha. Quando Clésio Salvaro obteve o aval da Justiça Eleitoral para concorrer, Cleiton retirou a candidatura dizendo que não deveria haver "divisão de forças que transcendesse as questões políticas e familiares".
Tags: eleicoes2024
Jorginho Mello estará em Criciúma nesta sexta
Governador também tem agenda em Içara e Morro da Fumaça
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, terá uma agenda nesta sexta-feira (26) em Criciúma, Içara e Morro da Fumaça.
O primeiro compromisso está marcado para as 14h, com a inauguração do Centro de Inovação Criciúma (Crio), localizado na Rua Henrique Lage, no centro da cidade.
Na sequência, às 16h30, Jorginho se dirigirá a Içara para a inauguração do reservatório de água da Casan, no bairro Lombas.
Encerrando a agenda do dia, às 18h30, está prevista a inauguração da Delegacia de Polícia Civil de Morro da Fumaça, no centro.
O deputado estadual Tiago Zilli (MDB) sofreu um infarto na tarde deste domingo (28). Ele foi levado ao hospital São José, em Criciúma, pelo helicóptero do SAER e encontra-se estável e acordado. Segundo fontes ouvidas pelo blog ele está bem e deverá passar por uma cirurgia de cataterismo para desubstrução da artéria.
O show histórica de Madonna nas areias de Copacabana, que reuniu quase 2 milhões de pessas foi marcado pela presença do público fiel da cantora, rainha do pop, mas também de artistas, celebridades e políticos, tanto de esquerda, quanto de direita. Prova disso, foi a informação dada pelo jornalista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, de que o senador catarinense, Jorge Seif, marcou presença na área vip do show. Ele estaria junto de Fabio Wajngarten, advogado e assessor de comunicação de Jair Bolsonaro e do governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL). A ida ao show não teria nenhum problema, não fosse o fato de que bolsonaristas criticaram em suas redes sociais o show da cantora, portanto, Seif foi na contramão de seu eleitorado. O senador está enfrentando um processo de cassação de seu mandato, em ação movida pela chapa do segundo colocado nas eleições de 2022, mas, pelo andar da carruagem, o caso tem grandes chances de ser arquivado por falta de provas.
O empresário Ricardo Spillere, apontado como potencial pré-candidato a vice-prefeito na chapa com Arlindo Rocha (PT), foi contatado pelo blog para participar do programa "Parlatório" da Som Maior, transmitido todas as segundas-feiras. Spillere, no entanto, recusou o convite e foi enfático: "Não serei candidato a vice de ninguém".
O anúncio da chapa seria feito pela executiva do PT, mas a informação não foi bem recebida e gerou confusão dentro da própria família de Spillere. Ele é genro do empresário Henrique Salvaro, ou seja, parte da família do atual prefeito, Clésio Salvaro (PSD).
Tags: eleicoes2024
O deputado federal Ricardo Guidi (PL), vai se licenciar da função na Câmara Federal, nesta quarta-feira (4). Ele havia reassumido o mandato no começo de junho, após 9 meses à frente da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina. A partir da próxima semana, ele passa a se dedicar integralmente às atividades de pré-campanha para prefeito de Criciúma. Com a saída de Ricardo, quem assume é o suplente da vaga, deputado federal Darci de Matos (PSD). Ricardo foi reeleito em 2022 ainda no PSD e migrou para o PL no começo desse ano. Como seu partido, no âmbito nacional, não "pediu" sua vaga como parlamentar, ele se licencia e Darci, colega de ex-partido, assume.
Tags: eleicoes2024
O ex-pré-candidato a prefeito de Criciúma, vereador Arleu da Silveira (PSD), foi uma das personalidades que passou pelo estúdio da Som Maior que hoje esteve na Feira Municipal de Criciúma. Ele foi questionado sobre o período que sucedeu sua saída da corrida eleitoral. Arleu disse que está mais tranquilo e que segue na campanha de Vagner Espíndola (PSD). Pelos prazos legais, ele não pode ser candidato a vereador, por isso, foi questionado sobre seu futuro político. Arleu disse que é pré-candidato a deputado estadual (2026) e que conta com o apoio do prefeito Clésio Salvaro e do deputado estadual Júlio Garcia. Ainda sobre Clésio, Arleu disse que o atual prefeito que não pode ir à reeleição, deseja sere candidato a prefeito de Criciúma novamente em 2028.

Tags: eleicoes2024
O Podemos de Santa Catarina, sob o comando da deputada estadual, Paulinha da Silva, realizou o maior evento do partido no país, neste sábado, em Florianópolis. O encontro, intitulado Oficina da Vitória, reuniu mais de duas mil pessoas entre pré-candidatos, dirigentes nacionais do partido, como a presidente nacional do partido, Renata Abreu e o ex-técnico de futebol, Vanderlei Luxemburgo, filiado à sigla.
Renata citou Santa Catarina como exemplo de crescimento do Podemos e destacou o desempenho de Paulinha. "Essa foi a maior Oficina da Vitória que já tivemos no Brasil. Quando eu convidei a Paulinha para assumir o partido em Santa Catarina, eu reforcei que o somos do tamanho dos nossos sonhos. É por isso que o Podemos segue crescendo e cada vez mais forte", disse.
A parlamentar catarinense retribuiu o gesto e disse: "temos o maior crescimento em número de filiados no Estado. Isso é resultado de muito trabalho e do apoio que recebemos da nossa presidente Renata Abreu. Acreditamos que mais os preparados é que vão mudar o futuro das crianças, das famílias e dos idosos de cada cidade catarinense. E vamos liderar essa transformação.”
Autoridades estaduais também estiveram no local, como o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, o presidente do PSD de Santa Catarina, Eron Giordani, e o prefeito de Bombinhas, Paulinho. Além do prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva, de vice-prefeitos, de vereadores e lideranças do Podemos no estado.
O Oficina da Vitória é um treinamento para os pré-candidatos e inclui temáticas como comunicação de campanha, construção de um projeto político, marketing digital, direito eleitoral, estratégia de campanha e aspectos socioemocionais. Palestrantes e especialistas que são referências nacionais compartilharam seus conhecimentos com o público, como Geraldo Rufino, Pietro Parronchi, Nilson Gonçalves, entre outros.
O presidente estadual do Republicanos de Santa Catarina, deputado federal Jorge Goetten, se manifestou no início da noite desta segunda-feira (22), num vídeo endereçado aos filiados e pré-candidatos a vereadores de Criciúma. No material, Goetten diz "quero reforçar o compromisso da executiva estadual de que não vai faltar estrutura para nós fazermos uma grande campanha e o Republicanos sair forte das urnas". A fala do parlamentar ocorre menos de uma semana após o partido oficializar apoio à pré-candidatura a prefeito de Ricardo Guidi (PL).
Assista ao vídeo aqui:
https://www.youtube.com/shorts/te2aPp1O_Iw
O PL de Forquilhinha não terá candidatura própria a prefeito na eleição deste ano. É um fato novo na corrida eleitoral do município já que o PL ensaiou estar na majoritária como cabeça de chapa. O projeto inicial do PL incluía a pré-candidatura do empresário Walmir Rampinelli que declinou da disputa para cuidar da empresa da família. A partir disso, o prazo ficou curto para que o partido pudesse viabilizar um novo nome para concorrer a eleição. Desta forma, em Forquilhinha, o partido irá apoiar o projeto de reeleiçao do atual prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, do PSD, que ainda não tem definição sobre quem será o seu vice.
O governador Jorginho Mello fez mais uma substituição em seu governo. A Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social passa a ser comandada por Danielle Amorin Silva que entra no lugar de Carlos Alves. Ela é Policial Penal e desde 2002 está lotada na Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania de Santa Catarina. A nomeação de Danielle foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (19). A nova secretária possui uma sólida experiência na segurança pública e gestão prisional, com ênfase em direitos humanos, balística e operações especiais, além de diversos cursos na área de segurança, armamento e tiro, inteligência penitenciária, direitos humanos e gestão de crises, experiência em administração prisional, tendo exercido o cargo de Gerente do Presídio Regional de Tijucas (2011-2016).
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, se encontrou com o deputado federal licenciado, Eduardo Bolsonaro, nesta quinta-feira (15), em Washington, capital dos Estados Unidos. No encontro informal eles beberam café e falaram sobre o cenário político em Santa Catarina. Jorginho está nos Estados Unidos cumprindo uma agenda oficial voltada à busca de investimentos e parcerias para o estado. Eduardo Bolsonaro vive atualmente no Texas, após se licenciar do mandato de deputado federal.
O vereador Nícola Martins (PL) esteve nesta terça-feira (27) em Brasília, onde se reuniu com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia. Na pauta, três temas estratégicos para o desenvolvimento do Sul de Santa Catarina: obras estruturantes, qualificação de gestores públicos e inovação na gestão pública.
O primeiro assunto tratado foi a situação do Morro dos Cavalos, na BR-101, um dos principais gargalos logísticos da região Sul. Nícola solicitou que o ministro acompanhe de perto o processo que, em breve, chega ao TCU, após a análise do Ministério da Infraestrutura, que avalia a melhor solução para o trecho. O ministro Anastasia garantiu que, se for designado relator, buscará visitar pessoalmente o local, ouvir lideranças e ajudar na construção da melhor alternativa. Mesmo que não seja relator, afirmou que irá interceder em favor da região.
Convite para palestrar em Criciúma
Outro ponto importante da reunião foi o convite para que o ministro venha a Criciúma participar de um evento sobre contas públicas, destinado a prefeitos, secretários e gestores municipais do Sul catarinense. A proposta é que a palestra seja realizada na Unesc, fortalecendo a relação entre o TCU, a universidade e os municípios, além de promover qualificação na área de controle e gestão dos recursos públicos.
Durante o encontro, Nícola também destacou o orgulho de Criciúma ter um representante no gabinete do ministro. O advogado Luís Ricardo Saavedra, natural da cidade, é assessor direto de Anastasia no TCU. “É uma alegria ver um criciumense ocupando um espaço tão relevante na capital federal, contribuindo com o trabalho de uma das instituições mais importantes do país”, destacou Nícola.
Parceria inédita pode surgir
Ao final da agenda, o vereador visitou o setor de inovação do TCU e iniciou tratativas para uma parceria inédita. A proposta visa fomentar o desenvolvimento de govtechs, startups que criam soluções tecnológicas para governos, com foco em modernização, eficiência e transformação digital na administração pública. “Eles hoje não têm nenhuma parceria neste sentido. Foi um primeiro passo importante”, concluiu.