Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Mensageiro da Guerra x Mensageiro da Velhice 

Por Benito Gorini 02/11/2023 - 07:22

Retornamos de uma viagem à Europa há pouco tempo e tivemos a oportunidade de conhecer um dos lugares mais fantásticos da Áustria, o Franz Josef Höhe. Chega-se a ele pela Estrada Alpina do Grossglockner, uma das mais icônicas rodovias de montanha do mundo.  No local encontra-se um complexo turístico com museus, lojas e restaurantes, além do observatório Swarovski, construído pela famosa empresa austríaca de cristais. Um funicular descendo a montanha permite o acesso à Geleira Pasterze, a maior dos alpes do leste e que sofreu grande redução do tamanho pelo aquecimento global. Do terraço em frente ao complexo podemos admirar o Grossglockner, o ponto culminante do país com 3.870 m.  Visitamos os museus do automóvel, das motos e várias salas documentando toda a história da construção da estrada a partir de uma antiga trilha medieval transalpina. Nas salas ouvia-se música clássica e em uma delas uma bem apropriada, “No Topo”, trecho da Sinfonia Alpina de Richard Strauss com predominância dos metais.  Lembrei do nosso Parque Astronômico Albert Einstein, que recebe novos equipamentos esta semana.  Os visitantes poderiam observar os astros ou participar das atividades enquanto ouvem trechos selecionadas de músicas, como a Suíte Orquestral “Os Planetas”, do compositor inglês Gustav Holst, com sete movimentos principais:

Marte, o Mensageiro da Guerra;
Vênus, a Mensageira da Paz;
Mercúrio, o Mensageiro Alado;
Júpiter, o Mensageiro da Alegria;
Saturno, o Mensageiro da Velhice;
Urano, o Mágico;
Netuno, o Místico. 

Outras obras interessantes seriam Sonata ao Luar, de Beethoven, Clair de Lune, de Debussy, Sagração da Primavera, de Stravinsky, As Quatro Estações, de Vivaldi e a sinfonia Titã, de Mahler.    E obras mais recentes como The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd, Planeta Água, de Guilherme Arantes e Sun is Shining, com Bob Marley. Apesar de todas as maravilhas do mundo –música, artes em geral, paisagens fantásticas- parece que estamos revivendo as trevas de eras passadas.  E seria muito apropriado ouvirmos “Saturn”, de Stevie Wonder, a sabedoria do Mensageiro da Velhice em contraponto aos conturbados e irracionais tempos comandados pelo Mensageiro da Guerra:  

“We have come here many times before
To find your strategy to peace is war
Killing helpless men, women and children
That don't even know what they're dying for
We can't trust you when you take a stand
With a gun and bible in your hand
And the cold expression on your face
Saying give us what we want or we'll destroy”

E como sugestão para se aprofundar no fascinante universo da astronomia o livro e a série Cosmos, de Carl Sagan, e a versão moderna com seu aluno Neil de Grasse Tyson.

Artigos relacionados no blog, clique para acessar

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito