Construído para a Exposição Universal de 1929 no Parque de Montjuic em Barcelona, o Poble Espanyol é um grande museu ao ar livre com reproduções em escala real de 116 construções, ruas e praças de cidades espanholas. Foi concebido para ser uma mostra de apenas 6 meses - a exemplo da Torre Eiffel, construída para a Exposição Universal de 1889 - e seria posteriormente demolido. Mas o sucesso de ambos os empreendimentos foi tamanho que permanecem até hoje atraindo milhões de turistas de todo o mundo. Atualmente abriga 40 espaços dedicados ao artesanato, além de restaurantes, bares, galerias de arte, teatro e museu.
No Parque das Nações temos um excelente espaço que poderia abrigar uma pequena vila com construções típicas das 7 etnias que colonizaram Criciúma. E poderiam até incluir uma oitava, porque o Trentino-Alto Ádige pertencia à Áustria quando os imigrantes italianos chegaram à nossa região. Haveria ainda a possibilidade de incluir no projeto pequenas muralhas, semelhantes às cidades medievais europeias como Óbidos, Ávila, Carcassone, Rothenburg, Glorenza e Dubrovinik.
Na vila poderiam ser comercializados produtos típicos da região, artesanato e a grande diversidade culinária das etnias. Iria se somar à Mina Modelo Octávio Fontana e ao recém construído Parque Astronômico Albert Einstein - um sucesso de público - e com certeza atrairia um grande contingente de turistas, melhorando sobremaneira o potencial de nossa cidade.
O Parque Astronômico Albert Einstein I Vídeo: Prefeitura de Criciúma
Criciúma, pela qualidade de sua rede hoteleira, pujante comércio, ótimas opções gastronômicas e excelente localização entre a serra e o mar, poderia se transformar em um imenso hub, ponto de partida para passeios regionais em roteiros integrados com municípios circunvizinhos.
Devaneio? Pode ser. Mas sonhar não custa nada.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!