Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Desperta Criciúma 4

Por Benito Gorini 29/06/2023 - 07:00 Atualizado em 29/06/2023 - 12:44

Com este artigo concluímos a apresentação de sugestões explanadas na Coletânea Percepções, em 2008, algumas já executadas. Os três artigos precedentes podem ser acessados no blog do Portal 4oito. E, se quiser acompanhar “El Poble Espanyol”, uma sugestão recente, clique aqui.

“Com a proximidade da conclusão da duplicação da BR-101, torna-se prioritária a construção de uma Via Rápida para Criciúma, sob pena de perdermos terreno (com o perdão do trocadilho) para cidades circunvizinhas, com melhor localização geográfica em relação à rodovia federal. A transferência da rodoviária para as proximidades da Via Rápida e do Porto Seco e a conclusão do Anel Viário, concentrando a circulação de veículos pesados na periferia da cidade, contribuirão para reduzir um pouco os constantes engarrafamentos na área central da cidade, causados em grande parte por motoristas que insistem na sua utilização mesmo para trajetos curtos (reportem-se, por favor, ao artigo anterior).

BR-101 e o acesso à Via Rápida de Criciúma I Foto: Arquivo/4oito

A escolha de um local para o Centro de Controle de Zoonoses vem se transformando em uma novela interminável, com capítulos se sucedendo sem uma solução definitiva. Como nenhum bairro o quer nas suas proximidades, cabe ao poder público definir o local, após a necessária realização de estudos técnicos, assim como ocorreu com a penitenciária. O que é inegável é a urgência da instalação do CCZ, mas não nos moldes propostos em uma reunião na Prefeitura Municipal, mais um extermínio que um verdadeiro controle da população animal. Através de castrações, doações, campanhas de conscientização e participação das pessoas, controlando a população de seus cães e cooperando com o poder público, em pouco tempo se resolveria o grave problema dos cães de rua na cidade. Como agravante podemos citar o abandono de animais, crime, de acordo com o artigo 32 da Lei Federal nº 9605/98, cometido por indivíduos sem compaixão que merecem o nosso desprezo, repúdio e repulsa. Quanto aos veículos de tração animal, urge uma resolução sensata, que preserve o “ganha-pão” dos mais carentes, mas puna com rigor os maus-tratos aos pobres animais (crime, de acordo com a mesma lei anterior), conduzidos por crianças, adolescentes e adultos sem a menor consideração por quem lhes garante o direito à sobrevivência. 

Núcleo de Bem-Estar Animal de Criciúma I Foto: Arquivo/4oito

Por último, mas não menos importante, a tentativa de modificar os conceitos e mentes dos políticos de toda a Região Sul do Estado. Projetos importantes para o desenvolvimento regional deveriam ser abraçados por todos, com o apoio da Amrec, Amurel e Amesc, independente de cores partidárias ou ideológicas, que, diga-se de passagem, é o que menos interessa aos partidos, preocupados unicamente com o fisiologismo. A preocupação em ser “o pai da criança” tem causado sérios entraves para a efetiva execução dos projetos, com óbvias implicações de cunho eleitoral. Esqueçamos as divergências e problemas pessoais. Elevemos nosso pensamento para esferas mais altas, priorizando o bem-estar da comunidade. Sigamos os ensinamentos contidos nos afrescos de Ambrogio Lorenzetti “O Bom e o Mau Governo na Cidade e no Campo”, estampados nas paredes do Palácio Público de Siena, na magnífica Praça do Campo. Em um dos painéis notam-se os efeitos de uma boa administração, como grandes colheitas, comércio ativo, a construção de casas e a felicidade do povo. No outro, “O Mau Governo”, os crimes, as doenças e as pragas predominam, condenando os governantes ao inferno pelo sofrimento imposto aos seus súditos. As obras de arte estavam expostas no palácio para lembrar aos representantes do povo a sua enorme responsabilidade no desempenho de suas funções, bastante pertinentes para este ano (2008) de eleições municipais.”

A famosa Corrida do Palio na Praça do Campo, em frente ao Palácio Público de Siena I Foto: encantosdaitalia.com

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito