Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

O que seu nome diz sobre você?

Por Ananda Figueiredo 06/09/2017 - 11:45

Iniciei este texto pelo título, dei a ele um nome antes mesmo de elaborá-lo. Traçado o nome, não pude mais escapar dele na construção, palavra a palavra, do que quero lhes dizer hoje, caros leitores. Bem, se um nome faz isso por um texto, o que pode fazer por nós?

Ainda na Grécia Antiga, os filósofos pré-socráticos acreditavam que o nome de alguém podia apreender seu verdadeiro ser. Na maior parte das populações indígenas, o nome tem lugar central: podem indicar posições e títulos sociais ou, no caso dos Araweté, tribo brasileira do estado do Pará, por exemplo, uma individualidade tão marcada a ponto de não poder haver duas pessoas vivas com o mesmo nome.

Em nossa cultura, o nome é meu cartão de apresentação: ele me identifica e me permite existir na sociedade (minha certidão de nascimento leva meu nome e, a partir dela, consigo fazer todos os outros documentos que me permitem exercer minha cidadania). Além disso, na perspectiva da psicologia, entendemos que é uma carta que revela as expectativas da família sobre aquele novo ser. "Minha mãe escolheu este nome porque é forte", ou seja, ainda que inconscientemente, espera essa força de mim; "recebi o nome de meu avô" é um sinal de que ele era uma pessoa admirada e bem quista na família e que anseiam que eu também carregue essas características; "meu nome foi tirado de um ator de novela" nos faz pensar o que destacou esse ator entre todos os que existiam na época. Enfim, muitas são as estórias por trás da escolha do nome - e muitas delas carregam um fardo.

A questão aqui é: você se chama como se chama por uma projeção dos seus pais ou apenas por um modismo de época?

Sugiro uma conversa com sua família a esse respeito. Por hora, que tal conhecer quantas outras pessoas possuem o mesmo nome que o seu aqui no Brasil? Ainda que as expectativas difiram, esta ferramenta do IBGE nos permite conhecer a evolução de popularidade do nosso nome, em quais estados temos mais homônimos e quantos nasceram na mesma época que nós. Confira aqui e comente o resultado! Eu já fiz o meu e, pasme, existem outras 13.230 Ananda’s neste brasilzão.

Ps: Se você conhece alguma delas, por favor, me apresenta!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito