Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Manda quem pode, obedece quem tem juízo

Por Ananda Figueiredo 31/03/2021 - 06:00

Nós aprendemos a lição direitinho: quando o assunto é a relação pai-filho, um manda e o outro obedece. Um tem poder de autoridade e ao outro cabe somente a submissão e obediência.

Esta é a lógica da dominação - que, diga-se de passagem, vai muito além da parentalidade.

Nela, não resta escolha, a relação está determinada: ou eu sou aquele que ganha, ou eu sou aquele que perde. Nesse caso, perde autoridade.

Mas, e se eu te disser que existe mais, muito mais do que o velho ganhar ou perder? Se eu te disser que é possível construir uma relação em que ninguém manda em ninguém?

Calma aí, isso não é novidade. Talvez você já viva isso na relação de parceria que tem com seu companheiro/a. Tem também aquele super treinamento de liderança que você pagou caro para assistir o palestrante explicando os conceitos de líder servidor e de time colaborativo, lembra?

Bem, eu quero te lembrar também que crianças são naturalmente colaborativas. Com muito mais disposição do que seu colega de trabalho, seus filhos vivem se oferecendo para colaborar com as suas atividades do dia a dia, não é mesmo?

Então, não confie em mim quando lhe escrevo essas palavras. Confie nas 1426637282 ofertas de ajuda que você já ouviu do seu filha/o só hoje, e acredite: se você estiver disposta e disponível para acolhê-la na sua integralidade, se você estiver disposta e disponível para ouvir com curiosidade genuína suas ideias, propostas, intenções, se você estiver disposta e disponível para negociar com amorosidade e respeito o bom e o bem da família, do dia, do momento, talvez você se surpreenda com o tamanhão do time que são capazes de formar juntos.

Sim, juntos.

Porque quando estamos juntos não é preciso mandar, nem obedecer.

Porque juntos a gente só vence se lutar as batalhas assim, colaborando.

Tipo time. Tipo família.

Eu sei que vocês conseguem

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito