Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Dormir com a TV ligada pode causar depressão

Por Ananda Figueiredo 22/09/2017 - 11:00

Você sabia que dormir com luzes acesas – seja da televisão, do smartphone ou do corredor – pode provocar problemas de saúde como câncer de mama, distúrbios do sono, ganho de peso e até depressão? Foi o que indicou a Universidade do Estado de Ohio a partir de uma pesquisa envolvendo 16 hamsters que relacionou exposição à luz e depressão.

No experimento, todos os animais passavam 16 horas por dia sob luzes fortes e, durante as oito horas restantes do dia, metade ficava na escuridão total e a outra metade ficava sob luzes fracas, semelhante às emitidas por uma televisão ligada. Após 8 semanas, os hamsters que estavam em constante exposição à luz tiveram o desempenho significantemente prejudicado em uma série de testes de humor – por exemplo, eles beberam 20% menos açúcar que o resto do grupo e desistiam muito mais cedo em uma atividade de natação. Além disso, os pesquisadores notaram menos comunicação entre as células nervosas no cérebro, algo que também é observado em pessoas com depressão grave.

A explicação destas diferenças pode estar ligada à melatonina, que é produzida quando estamos no escuro. Mesmo com pouca quantidade de luz durante a noite, o corpo libera a quantidade errada de melatonina, importante hormônio que age como um regulador do nosso ciclo biológico e nos ajuda a adormecer, além de estar relacionado a liberação de outros hormônios, inclusive o hormônio da felicidade e do prazer. Apesar de a pesquisa ainda não ter sida realizada com humanos, que tal, caro leitor, deixar o celular de lado e desligar a TV antes de dormir?

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito