Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Como encontrar a pessoa dos seus sonhos

Por Ananda Figueiredo 10/11/2017 - 20:00 Atualizado em 10/11/2017 - 21:05

 

Hoje vamos falar das contribuições da psicologia na sua busca para encontrar a pessoa dos seus sonhos. E não, isso não é um passo a passo. Na verdade, hoje nos vamos conversar sobre idealização. Idealizar é um verbo que combina muitíssimo bem na infância, quando por exemplo, vimos nossos pais e mães como perfeitos, como nossos heróis. Já na vida adulta, muitas pessoas não conseguem se distanciar do hábito da idealização. Idealizam a escolha profissional, o novo emprego, a festa que estão organizando e, principalmente, sua futura relação amorosa.

Idealizar o amor é muito comum, ainda mais para aqueles que estão emocionalmente carentes ou machucados. E aí, enquanto você está pintando detalhadamente todas as características da pessoa dos seus sonhos, um número infinito de pessoas reais, que poderiam ser incríveis, passam ao seu lado, param em sua frente e... você não percebe. Ou, pior do que isso, idealizamos como incrível alguém que, na realidade, nao é tão bacana. São tantos planos, tantos projetos de futuro ao lado da pessoa, tantos cenários fabulosos, que podemos acabar fechando os olhos para a realidade. Apegados a idealização, passamos a encontrar desculpas para comportamentos inadequados, aceitamos explicações fajutas para negligências, permitimos invasões e vamos autorizando a manutenção de uma relação que está longe de ser a ideal.

Costumo brincar que, se a pessoa perfeita existisse, ela estaria em busca de outra pessoa perfeita, certo? Como você bem sabe, não é perfeito, assim como eu e como todos os outros leitores do blog. Somos cheios de defeitos, esta é a realidade. E, como tal, somos falhos e vamos frustrar, vamos decepcionar, ainda que essa não seja nossa intenção.

A verdade é que ninguém tem somente características positivas. Se você espera por alguém assim ou vê alguém desta forma, acredite, está é uma forma parcial, incompleta, irreal de ver a pessoa e o relacionamento. Numa relação amorosa, na medida em que conhecemos mais o outro e que nos descobrimos na companhia do outro, vamos descobrindo aspectos que não são tão bonitinhos como esperávamos. Aí, o desafio é  manter nosso amor em contato com a raiva e com a frustração e suportar sentir, de verdade, tudo isso pela mesma pessoa.

Quanto a pessoa dos seus sonhos, se ainda quiser encontra-la, minha dica é: durma. Depois, quando acordar, abra bem os olhos para contemplar a beleza que está no real!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito