Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

A raça na educação das crianças

Uma reflexão sobre o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, na última segunda-feira
Por Ananda Figueiredo 23/03/2022 - 09:35 Atualizado em 23/03/2022 - 09:37

A conversa sobre raça/cor parece guardar uma escala de pantone: entre marrom e preto. É assim para você? Pois bem, chegue aqui, vamos conversar...

Identidade étnico-racial não é assunto de negro, nem mesmo assunto sobre pessoas negras, ou sobre a relação com pessoas negras. É assunto de quem tem identidade. É assunto de quem tem raça/cor.

Qual a cor da pele do seu filho? Que cor tem a sua pele? Quais traços e marcas de origem seu corpo traz? Que origem indica seu sobrenome? Qual a história da sua família? Qual a sua ancestralidade e como você a apresenta para seus filhos e filhas?

Te faço estas perguntas para te localizar na questão: você também tem uma identidade étnico-racial. Seu corpo tem cor, tem traços, tem marcas, e, com este corpo, você ocupa um lugar na estrutura socioracial. Seu filho, sua filha, também ocupam. Que lugar é esse? Quais ganhos ele guarda? Quais riscos ele implica?

É preciso racializar a educação das crianças. É preciso racializar as relações e dinâmicas familiares. É preciso racializar a vida e o cotidiano social. E é preciso mais do que livrinhos na estante e bonecas negras de presente para tal.
Como quase tudo, não é de fora para dentro, é de dentro para fora.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito