Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

A ciência diz: irmãos podem ser mais importantes que os pais e mães

Por Ananda Figueiredo 05/09/2017 - 14:45 Atualizado em 05/09/2017 - 15:00

Irmãos gêmeos, meios-irmãos, irmãos adotivos e até primos-irmãos... existem muitas formas de se ter um irmão! Mas, sabem o que não existe? Ex-irmão. As configurações familiares têm se modernizado e ampliado, mas eles continuam lá: presentes em cada minuto de nossas vidas.

É verdade que eles brigam - quase sempre. Mas também é verdade que eles se amam - quase sempre. Na última década, a ciência descobriu outra verdade: que os irmãos podem ser mais importantes que os pais e mães no desenvolvimento da criança. Isso porque, enquanto a relação com os adultos é vertical – eles mandam, as crianças obedecem - a relação entre irmãos é um ensaio para a vida.

Os irmãos não são escolhidos, como os amigos. São as pessoas com quem você divide a casa, a família, o animal de estimação, os brinquedos, tudo sem ter pedido. Por isso, aprender a negociar com eles é um passo importante. São eles quem ensinam, na prática, a dividir na marra objetos e afetos; é com os irmãos que se tem contato com a dinâmica complexa de viver em sociedade, onde é necessário fazer concessões, perseverar, lutar por seus direitos, enfim, conviver.

Além disso, possivelmente serão eles os nossos primeiros amigos, com quem teremos nossas primeiras lembranças e os nossos primeiros aliados e cúmplices - desde a infância, na hora da bagunça ou da bronca, até a vida adulta, nos oferecendo suporte diante das eventualidades da vida.

Diferença, respeito, amor, inveja, rivalidade, admiração são palavras que fazem parte do relacionamento entre irmãos. Está tudo ali: uma relação para a vida toda, que vai acontecendo a cada aniversário, discussão, viagem, brincadeira. A maior verdade de todas? Estarão ligados para sempre.

Feliz dia do irmão!

Ps: Te amo, mana!

Maisa Figueiredo quando ainda usava chupeta (e o style dos anos 90)

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito