Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Já começou sua mudança para a praia?

Por Arq. Rafaela Neves Edição 03/12/2021

Chegou dezembro e, com ele, a temporada de praia! Quem tem um imóvel na orla, sabe que não é fácil manter tudo em dia.  A casa que foi fechada ao final da temporada passada sempre precisa de uma atenção especial e é por isso que o proprietário deve atentar às manutenções necessárias antes de correr para o mar. 

Para não passar os primeiros dias do verão colocando a casa em ordem, segue as dicas que o Papo de Arquiteto traz essa semana!

1) Pouco antes de abrir a casa novamente, é importante programar dedetização e sanitização, para eliminar insetos e microrganismos indesejáveis. Limpar a caixa de gordura e a fossa séptica também é indispensável! Se for chamar uma empresa para fazer tudo isso, aproveite e agende a limpeza da caixa d’água!

2) A limpeza e manutenção dos aparelhos de ar condicionado também é importantíssima! Se o equipamento não é higienizado com frequência, pode gotejar ou escorrer água pela unidade interna e liberar odores devido aos fungos e bactérias que se alojam nos filtros e nas tubulações, causando inclusive alergias. Tudo isso gastando mais energia elétrica e sem refrigerar o ambiente de maneira apropriada!

3) Abra as torneiras e chuveiros para que a água que ficou acumulada no cano escoe e uma nova e limpa ocupe seu lugar. Antes de sair ligando secador, ventilador, e demais eletrodomésticos, verifique se a parte elétrica e hidrossanitária está em dia! Além das avarias que a própria maresia pode causar, é possível que alguns animais tenham roído fios e canos.

4) Na hora de fazer esse mapeamento dos itens elétricos da casa, dê atenção especial aos chuveiros. Por eles serem utilizados muito pouco, é importante conferir se está tudo em dia. Abra o registro, confira a temperatura da água e veja se ele não está entupido. É comum em algumas regiões, quando com pouco uso, que o chuveiro fique com seus furinhos calcificados, impedindo a passagem da água, porém com uma higienização simples você já consegue resolver esse problema. 

5) Além dos móveis e madeiras, os eletrodomésticos também são afetados pela oxidação. Afinal, a umidade no longo prazo pode corroer a carcaça e os componentes internos feitos de metais. Uma dica para proteger os aparelhos fora de temporada, é usar capas e tecidos mais grossos, para que a superfície entre menos em contato com a umidade do ar. 

E Falando em eletrodomésticos...verifique se o botijão está cheio para não correr o risco de ter que correr pra um restaurante! Se a casa ou apartamento tiver aquecimento a gás o cuidado deve sem em dobro, para que toda tubulação esteja em dia.

6) Na hora de fazer esse mapeamento dos itens elétricos da casa, dê atenção especial aos chuveiros. Por eles serem utilizados muito pouco, é importante conferir se está tudo em dia. Abra o registro, confira a temperatura da água e veja se ele não está entupido. É comum em algumas regiões, quando com pouco uso, que o chuveiro fique com seus furinhos calcificados, impedindo a passagem da água, porém com uma higienização simples você já consegue resolver esse problema. 

7) Se a casa ficou muito tempo fechada é preciso fazer uma limpeza pesada antes de aproveitar as férias. Abra todas as janelas e armários, deixe os colchões tomando sol, lave todos os talheres e pratos, retire as teias de aranha dos cantos das paredes, tire o pó dos móveis, lave o quintal. O ideal é que fora da temporada seja feita uma limpeza de manutenção na casa a cada 15 ou 30 dias, assim quando você chegar com a sua família não precisa pegar no pesado, apenas passar uma vassoura e deixar o ar ventilar.

8) Fique de olho em tudo que for de tecido na casa, pois ambientes de praia que passam muito tempo fechados podem desenvolver mofo com facilidade. Tirar e lavar as cortinas, limpar os estofados e tapetes e arejar os cômodos e armários em locais com pouca luz é essencial para combater o mofo. Para diminuir o risco de o fungo retornar, a sugestão é a instalação de um desumidificador, que mantém os níveis de umidade do ar saudáveis. 

9) As áreas externas demandam um pouco de atenção para os revestimentos e pintura. A fachada de prédios e casas sofre bastante com a ação do clima, sendo interessante planejar a pintura de tempos em tempos, dando preferência para tintas acrílicas com tratamento anti-mofo. No caso dos locais com revestimento de pedras – muito comuns em casas litorâneas -, a limpeza deve incluir esfregação com água e sabão, além de produto impermeabilizante, para evitar manchas.

Ufa! Agora sim dá de aproveitar as férias! Achou trabalhoso? Saiba que manter uma casa de férias não é fácil, mas se forem feitas as manutenções periódicas, tudo fica bem mais simples, além de reduzir os gastos com um conserto de um problema maior!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito