Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Vitiligo: Doença pode atingir 1% da população

Período com maior incidência é entre os 25 e 30 anos
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 27/12/2017 - 19:07

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Vitiligo é uma doença que não está entre as mais populares na mídia, embora tenha ganhado espaço após atingir o astro da música, Michael Jackson. É um problema que pode ocorrer em qualquer pessoa, porém, com mais destaque em pessoas de pele escura.

É uma doença rara, que pode atingir 1% da população. Seu aparecimento não está relacionado com idade, mas entre 25 anos e 30 anos é o período com maior incidência. Ainda não é claro o surgimento da doença, mas, especialistas apontam que surge após as células deixarem de produzir melanina. Pode estar relacionado a exposição solar, estresse ou produtos químicos.

O vitiligo normalmente não apresenta sintomas, a não ser as manchas na pele. Por outro lado, quem é atingido pela doença pode ficar abalado psicologicamente, sendo necessário o acompanhando por parte de um psicólogo.

O jovem içarense Gabriel Vieira Miguel descobriu a doença há seis anos. Ele possui Vitiligo Emocional, e realiza tratamento utilizando a pomada mama cadela. “Começou a aparecer algumas manchas brancas na pele e fui no dermatologista. Quando descobri pensei que não iria mais sumir, mas com o tratamento resolve”, contou.

Além de atingir a pele, o vitiligo pode levar à perda de coloração no cabelo, barba e cílios. Na maioria dos casos atinge todo o corpo, mas também existe o vitiligo segmentar, que se manifesta em um lado do corpo, progredindo por até dois anos.

Os dermatologistas são os profissionais que diagnosticam o vitiligo. Os médicos podem solicitar uma série de exames para ter certeza, incluindo biópsia na pele e testes de sangue.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito