O vírus Nipah (NiV) integra a lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) de doenças que merecem pesquisa prioritária, devido ao seu potencial de causar epidemias globais. Identificado pela primeira vez em 1999, na Malásia, o NiV serviu de inspiração científica para o filme ‘Contágio’, lançado em 2011.
Dirigido por Steven Soderbergh, o longa-metragem retrata a disseminação de um vírus fictício responsável por uma pandemia mundial. Assim como ocorre com o Nipah, o agente da trama tem origem zoonótica, sendo transmitido de morcegos para porcos e, posteriormente, para humanos.
LEIA MAIS SOBRE SAÚDE:
- Fevereiro inicia com vacinação contra dengue para jovens de 10 a 14 anos em Criciúma
- Vírus Nipah: doença já matou mais de 200 pessoas na Ásia; entenda
A produção recorreu a referências científicas associadas ao NiV para desenvolver aspectos centrais do enredo, como o “salto” entre espécies e os efeitos do vírus sobre os sistemas respiratório e nervoso.
Em busca de maior realismo, os produtores consultaram pesquisadores especializados no vírus Nipah e utilizaram modelos científicos como base para cenas que retratam análises laboratoriais.
De forma geral, Contágio acompanha as principais etapas de um surto epidêmico global, desde a propagação da doença e a investigação epidemiológica até os impactos na saúde pública e as estratégias adotadas para conter a transmissão.
O que é o vírus Nipah?
O NiV é um vírus zoonótico, ou seja, transmitido principalmente de animais para humanos. Seus hospedeiros naturais são morcegos do gênero Pteropus, que se alimentam de frutas, além de porcos, que podem atuar como hospedeiros intermediários.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o vírus também pode ser transmitido por alimentos contaminados e de pessoa para pessoa, especialmente por meio do contato próximo com fluidos corporais, como a saliva, de indivíduos infectados.
De acordo com os Centers for Disease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, o consumo da seiva da tamareira — frequentemente contaminada por secreções de morcegos — é uma das formas mais comuns de transmissão do vírus Nipah.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!