Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Vai rolar a bola no Catarinense

Brusque e Joinville fazem o jogo da estreia. Criciúma enfrenta o Figueirense amanhã no Majestoso
Por Lucas Renan Domingos Criciúma, SC, 16/01/2019 - 08:34
Maicon é uma das estrelas do Tigre para a temporada que inicia / Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna
Maicon é uma das estrelas do Tigre para a temporada que inicia / Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nesta quarta-feira, dez times de Santa Catarina começam a caminhada para colocar a medalha no peito e levantar a taça de Campeão do Campeonato Catarinense de 2019. A competição chega a sua 95ª edição. O evento oficial de lançamento da disputa aconteceu na noite de segunda-feira e a bola passa a rolar a partir de hoje. A primeira rodada terá início às 19h, quando Brusque e Joinville entram em campo para o jogo de estreia da competição. 

Os torcedores do Tigre terão que esperar um pouco mais para ver pela primeira vez a equipe em campo neste ano. O primeiro compromisso do Criciúma será somente amanhã. O Tricolor estreia em casa, contra o Figueirense, no Estádio Heriberto Hülse, o confronto inicia às 19h. A expectativa da torcida carvoeira é grande. A equipe não consegue um título desde 2013, quando foi campeã do estadual em cima da Chapecoense.

Apesar do principal objetivo do Tigre no ano ser o acesso para a Série A, a conquista do Campeonato Catarinense não deixa de ser uma meta. “Isso é uma vontade muito forte minha. Esperamos que possa vir já no Campeonato Catarinense. Estamos trazendo bons jogadores”, disse sobre títulos na temporada, o presidente Jaime Dal Farra em sua reeleição em dezembro.

Reforços, renovações e técnico novo, o segredo do Tigre para voltara vencer o estadual/Foto: Daniel Búrigo/A Tribuna

Para isso o Tigre investiu. Trouxe nove reforços até o momento, com destaque para Maicon e Daniel Costa, renovou com cinco atletas, trocou Mazola Júnior por Doriva, contratou Ricardo Rocha como assessor de futebol. Fez ações para se aproximar do torcedor e espera fazer um ano diferente de 2019, a começar pela disputa estadual.

“O nosso objetivo, com certeza, é buscar o título e a gente tem um elenco forte”, afirmou Doriva. “Queremos brigar lá em cima. É uma competição difícil, tem vários concorrentes importantes, clubes grandes. É uma briga acirrada e temos que iniciar bem a competição e manter essa mentalidade vencedora”, destacou o técnico.

Adversários também se prepararam

Entre os times que fazem o jogo do estreia, o que vive pior momento é o Joinville. A equipe acumula rebaixamentos no Campeonato Brasileiro, saindo da Série A em 2015 para disputar a Série D, em 2019. Sem dinheiro em caixa, o time do Norte do Estado entrará em campo com jogadores desconhecidos e espera, com esse elenco, iniciar bem a sua reestruturação.

Já o Brusque tem em seu principal nome para a temporada o técnico Paulo Baier. Depois de levar o Próspera ao título da Série C do Catarinense em 2018, o treinador aceitou o desafio de comandar o Bruscão. A equipe vai disputar também nesta temporada a Copa do Brasil, depois de conquistar a vaga ao levantar a taça da Copa Santa Catarina em cima do Hercílio Luz.

Depois de vencer a Série B com o Próspera, Paulo Baier comandará o brusque na elite/Foto: Divulgação/Brusque

Por falar no Leão do Sul, o time de Tubarão começará o campeonato em um clássico. Hoje, às 21h, no Estádio Domingos Silveira Gonzales, o Hercílio entra em campo para enfrentar os donos da casa, o Atlético Tubarão. Apesar de ter um orçamento menor, o Leão do Sul tem em seu elenco nomes como o atacante Lima, que fez história no Joinville, e o meia Vinícius Pacheco.

Já o Peixe quase fez história no ano passado. Ficou em terceiro colocado, garantindo uma vaga na Copa do Brasil. O nome mais conhecido entre os reforços foi do técnico Silas, ex-treinador de Grêmio, Flamengo e Avaí.

Avaí na responsabilidade

O Avaí, ao lado da Chapecoense, é um dos grandes favoritos ao título. A começar pela manutenção de Geninho. O treinador foi o responsável pela campanha do Leão da Ilha em 2018, que terminou com a volta à Série A. A equipe trouxe cinco reforços sem muita expressão – resolveu poupar para investir na Primeira Divisão. O time também assinou um contrato de duas partidas com o ídolo Marquinhos, para completar 400 jogos com a camisa azurra.

Na Série A do Brasileirão deste ano, Avaí é um dos favoritos ao título/Foto: Daniel Búrigo/A Tribuna

A estreia do Leão é hoje, diante do Metropolitano. A equipe de Blumenau retornou a primeira divisão do Estadual em 2019, depois de conquistar a Série B do Catarinense. O time mais uma vez, apostará no atacante Trípodi para fazer seus gols. Pela terceira vez o jogador passa pelo clube.

O Figueirense, atual campeão, é mais um que tenta virar a página do ano passado. Mesmo com a conquista do Catarinense, o Furacão brigou para não ser rebaixado na Série B. O clube sofreu com problemas financeiros, que culminou com renúncia do ex-presidente Claudio Vernalha. Com nova diretoria, a equipe reduziu o orçamento e teve poucas contratações de destaque. A que mais chamou a atenção foi do técnico Hemerson Maria.

A Chapecoense é mais uma com a responsabilidade de vencer o Catarinense. Apesar das dificuldades, a equipe conseguiu se manter na Série A do Brasileirão e vem com rótulo de favorita. O último título da Chape veio em 2017. Com Claudinei Oliveira como técnico e mantendo a base do time da última temporada, o Verdão do Oeste tem grandes chances de se sagrar campeão.

Finalizando o resumo das equipes, vem o Marcílio Dias. O time de Itajaí é mais um que retorna para a Série A do Estadual. Subiu junto com o Metropolitano. Se mantar na Primeira Divisão é o objetivo do técnico Waguinho Dias.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito