Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Usina de asfalto leva fumaça e mau cheiro aos moradores do Sangão (VÍDEO)

População afirma que poluição atinge todo o bairro e se intensificou nos últimos dias; prefeitura responde por nota
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 06/02/2020 - 18:03 Atualizado em 06/02/2020 - 18:07
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em operação desde o fim de 2017, a usina de asfalto gera desconforto aos moradores do Sangão. A estrutura, que tem capacidade de produzir até 40 toneladas de asfalto por hora e localiza-se no km 4,5 da rodovia Jorge Lacerda, expele fumaça e mau cheiro para a região do entorno, o que ocasionou reclamações de moradores da proximidade. De acordo com relatos, uma queixa foi encaminhada à prefeitura. Em nota, a administração municipal nega ter conhecimento de quaisquer reclamações.

Um morador registrou um dos momentos em que a usina estava soltando fumaça. O relato é de que, além da fumaça no ar, o mau cheiro estava "insuportável". Em um grupo da comunidade no Whatsapp, houve troca de mensagens para buscar alternativas e foi decidido fazer um encaminhamento à prefeitura.

Os moradores afirmam que o mau cheiro e a fumaça são recorrentes no local. "No começo da instalação da usina era todos os dias (a poluição). De tanta reclamação deram uma reduzida, mas há semanas em que não têm condições de se respirar", disse um morador que preferiu não ser identificado.

Os relatos são de que a poluição pode ser sentida em praticamente todo o bairro, desde próximo à rótula de acesso até a Pracinha. Na última semana, teve registro de fumaça e mau cheiro durante praticamente todos os dias. "Há semanas em que não tem nada, mas em outras volta tudo de novo", queixa-se. 

A reportagem tentou um posicionamento com a secretária de Obras de Criciúma, Katia Smielevski, sobre o caso, mas não conseguiu o contato. O departamento de comunicação encaminhou uma nota com a justificativa. A resposta é de que há notificação de reclamações e de que a usina opera com todas as licenças em dia: 

"Todas as licenças necessárias para o funcionamento da Usina de Asfalto estão em dia. Ela é uma estrutura que tem capacidade para produzir até 40 toneladas de massa asfáltica por hora, beneficiando toda a cidade. Oficialmente, o Governo de Criciúma não possui reclamações referentes à estrutura", justificou a prefeitura.

A usina de asfalto opera desde 2017. No ato de inauguração, o prefeito Clésio Salvaro disse que "a usina traz mais saúde, educação e inclusão social, além de valorizar Criciúma. Essa estrutura vai qualificar a mobilidade urbana do município, melhorando a trafegabilidade das vias municipais e trazendo mais segurança aos munícipes". 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito