Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Uma nova Unidade Básica de Saúde para a Santa Bárbara

Prefeito assinou ordem de serviço. Investimento será de R$ 1,5 milhão e estrutura ocupará espaço da praça ao lado da igreja
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 24/03/2022 - 15:25 Atualizado em 24/03/2022 - 15:58
A igreja e, ao lado, o projeto da futura UBS da Santa Bárbara / Divulgação
A igreja e, ao lado, o projeto da futura UBS da Santa Bárbara / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Quem chega hoje à Igreja Santa Bárbara, em Criciúma, encontra uma pracinha no seu entorno. Ao lado do local onde está uma academia ao ar livre, que foi inaugurada em março de 2013 e recebeu o nome do saudoso radialista Clésio Búrigo, será construída a nova Unidade Básica de Saúde do bairro. A ordem de serviço foi assinada em ato na noite desta quarta-feira (23) no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal.

Foto: Jhulian Pereira / Secom

"Será uma unidade de porte II, modelo igual ao que inauguramos com as novas UBSs da Próspera e do São Sebastião", explicou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, "Com essa nova UBS, poderemos abrigar duas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), com médicos e equipe multiprofissional", detalhou. A nova unidade assumirá a função da atual, que opera perto dali, na Rua Henrique Lage, em um espaço já acanhando entre um condomínio residencial e o clube União Mineira. 

O investimento será de R$ 1,5 milhão e a obra deve começar nos próximos dias, com prazo de 360 dias para execução. "A unidade atual da Santa Bárbara é uma das mais antigas da cidade", lembrou o prefeito Clésio Salvaro. "Além do próprio bairro, atende o Michel também. E com esse novo espaço vamos trazer um atendimento ainda mais humanizado e de qualidade à população", ressaltou.

Igreja, UBS e a praça

Com a construção da UBS, a academia ao ar livre deverá ser suprimida, já que a imagem do projeto mostra o muro da UBS costeando a calçada. O campo de futebol localizado ao fundo, na extrema com o clube União Operária, deverá ser preservado. Ali, antigamente, era o estádio Waldemar de Britto, do extinto Atlético Operário Futebol Clube. O gramado hoje é uma área de lazer aberta à comunidade, com um pequeno lance de arquibancadas.

Mais ao fundo existe um pedaço de praça com pavimentação em petit-pavé com calçada e escadaria em direção à Rua Domênico Sônego. 

Ao lado da igreja, no fundo do terreno, existe o Salão Paroquial que, recentemente, foi usado como ponto principal de vacinação contra a Covid-19 em Criciúma. O terreno que será utilizado para a construção da UBS é, também, usado com frequência como local informal de estacionamento pelos fieis que frequentam as celebrações católicas na igreja na Santa Bárbara.

A assinatura da ordem de serviço nesta quarta / Foto: Jhulian Pereira / Secom

“Estamos com mais de duzentas obras em andamento na cidade. É Criciúma crescendo, sempre de olho em melhorias para a população”, concluiu o secretário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito