O Criciúma visita o Concórdia na noite de quinta-feira (12), para a abertura da Taça Acesc 70 Anos. O mini torneio, que reúne os eliminados do Campeonato Catarinense regular, define a última vaga do estadual para a Copa do Brasil. A bola rola a partir das 19h30, no Estádio Domingos Machado de Lima.
Um dos ingredientes do confronto é a grande diferença de idade entre os jogadores das equipes: o Tigre é o time mais velho da competição, enquanto o Galo é o mais jovem.
LEIA MAIS
- Três campeonatos: o que ainda está em jogo no Catarinense
- Defesa lenta? Criciúma tem a maior média de idade do Campeonato Catarinense
No encontro entre as duas equipes da primeira fase, quem levou a melhor foi o time de "veteranos" do tricolor carvoeiro. No Majestoso, o Criciúma venceu por 3 a 1, com gols de Diego Gonçalves, Nicolas e Jhonata Robert.
Em campo, a diferença da soma das idades entre os dois times totalizou 100 anos. O time titular do Tigre somou 348 anos, enquanto o do Concórdia foi de 248.
Time mais velho
De acordo com os dados do Transfermarkt, quem tem o elenco de mais idade do estadual é o Figueirense. Porém, o Criciúma foi responsável por 6 das 7 escalações com a maior média de idade do campeonato. No último jogo, contra a Chapecoense, a média do 11 inicial foi de 31,8 anos. Veja, abaixo, a tabela:
- Chapecoense 0 x 0 Criciúma: 31,8;
- Concórdia 1 x 0 Figueirense: 31,8;
- Criciúma 1 x 2 Chapecoense: 31,6;
- Criciúma 3 x 1 Concórdia: 31,5;
- Joinville 0 x 0 Criciúma: 31,2;
- Criciúma 2 x 1 Avaí: 31,2;
- Marcílio Dias 2 x 0 Criciúma: 31.
Time mais jovem
Por outro lado, o Concórdia tem, disparadamente, o time mais jovem do torneio. No elenco principal, que totaliza uma média de 22,6 anos, o clube tem mais jogadores abaixo de 18 anos, do que acima dos 30.
Inclusive, a equipe também é responsável por 6 das 7 escalações com a menor média de idade do Catarinense. Confira:
- Carlos Renaux 0 x 1 Concórdia - 21,6
- Criciúma 3 x 1 Concórdia - 22,5
- Santa Catarina 3 x 1 Avaí - 22,7
- Concórdia 0 x 0 Brusque (ida) - 23,1
- Brusque 1 x 1 Concórdia (volta) - 23,1
- Barra 5 x 1 Concórdia - 23,4
- Concórdia 1 x 2 Chapecoense - 23,6
Contra o Carlos Renaux, pela primeira rodada da fase inicial, o Galo do Oeste tinha apenas 14 jogadores inscritos para a partida. Mesmo com apenas três jogadores no banco de reservas e atletas de 16 e 17 anos em campo, o Concórdia saiu com a vitória fora de casa.
Taça Acesc
A Taça Acesc 70 Anos será disputada pela primeira vez em 2026, e é uma espécie de "repescagem" na qual os eliminados do mata-mata irão competir em busca da vaga na Copa do Brasil.
Após a definição das semifinais nesse domingo (8), a Taça Acesc definiu os seus primeiros confrontos, com os eliminados das quartas de final: Criciúma x Concórdia e Santa Catarina x Avaí.
Os classificados destes jogos irão enfrentar, nas semifinais, os times que forem eliminados nas semifinais da competição regular. O chaveamento ficou definido em:
- Vencedor de Criciúma x Concórdia enfrenta o eliminado de Chapecoense x Brusque
- Vencedor de Santa Catarina x Avaí enfrenta o eliminado de Barra x Camboriú
Os confrontos das quartas e semifinais da Taça Acesc 70 anos serão em jogos de ida e volta. Caso a Taça Acesc tenha como seus finalistas uma equipe que está na Copa do Brasil de 2026 (Chapecoense, Avaí ou Santa Catarina), a definição será em jogo único, na casa da equipe de melhor campanha, na soma de todas as fases.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!