Após a definição dos semifinalistas nesse domingo (8), o Campeonato Catarinense de 2026 se dividiu em três partes: disputa pelo título, Taça Acesc e o quadrangular do rebaixamento. Com isso, nenhum time deu adeus definitivo à competição.
Após a eliminação no fim de semana, o Criciúma passou para a Taça Acesc, que vai definir a terceira vaga que o Catarinense irá ceder para a Copa do Brasil 2027. As outras duas vagas serão para os dois finalistas.
LEIA MAIS
- Criciúma estreia na Série B no Nordeste; veja a tabela completa
- 'Fomos melhores, mas não fomos efetivos', diz Baptista após eliminação
Taça Acesc 70 anos
A Taça Acesc 70 Anos será disputada pela primeira vez em 2026, e é uma espécie de "repescagem" na qual os eliminados do mata-mata irão competir em busca da vaga na Copa do Brasil.
Após a definição das semifinais nesse domingo (8), a Taça Acesc definiu os seus primeiros confrontos, com os eliminados das quartas de final: Criciúma x Concórdia e Santa Catarina x Avaí.
Os classificados destes jogos irão enfrentar, nas semifinais, os times que forem eliminados nas semifinais da competição regular. O chaveamento ficou definido em:
- Vencedor de Criciúma x Concórdia enfrenta o eliminado de Chapecoense x Brusque
- Vencedor de Santa Catarina x Avaí enfrenta o eliminado de Barra x Camboriú
Os confrontos das quartas e semifinais da Taça Acesc 70 anos serão em jogos de ida e volta. Caso a Taça Acesc tenha como seus finalistas uma equipe que está na Copa do Brasil de 2026 (Chapecoense, Avaí ou Santa Catarina), a definição será em jogo único, na casa da equipe de melhor campanha, na soma de todas as fases.
Semifinais do Campeonato Catarinense
A briga pelo título definitivo do Campeonato Catarinense 2026 se afunilou para quatro equipes, classificadas para a semifinal.
A partir do próximo final de semana, as equipes começam a definir quem serão os dois finalistas da competição, com os seguintes confrontos:
- Chapecoense x Brusque - jogo da volta em Chapecó
- Barra x Camboriú - jogo da volta em Itajaí
Os eliminados na semifinal irão prosseguir para a semifinal da Taça Acesc.
Quadrangular do descenso
O temido "quadrangular da morte" encerra a segunda rodada na noite desta segunda-feira (9), com o confronto entre Marcílio Dias e Carlos Renaux. Na sexta-feira (6), o Figueirense assumiu a liderança provisória do grupo após vencer o Joinville por 1 a 0 no Orlando Scarpelli.
A derrota colocou o JEC em uma situação extremamente delicada no quadrangular de rebaixamento. A equipe do Norte do estado é a única que ainda não pontuou, e está afundada na lanterna do grupo. Apenas o líder da fase ao fim das seis rodadas escapará do rebaixamento, enquanto os outros três disputarão a segunda divisão em 2027.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!