Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Um bom princípio para comércio no ano novo

Lojistas esperam que 2022 seja de mais prosperidade e crescimento 
Por Maira Rabassa Edição 24/12/2021

Um bom princípio de ano novo é o que move o comércio da região nesta reta final de 2021 e gera a expectativa de um período de mais prosperidade para 2022. Com o andamento no processo de vacinação, a população está mais confiante para sair às ruas e realizar suas compras, o que não era comum durante os momentos mais delicados da pandemia. Eventos, promoções e decorações voltaram a embelezar as cidades e a trazer os consumidores às lojas. E isso ficou nítido com a abertura do Natal de Criciúma, quando quase quatro mil pessoas estiveram na Praça do Congresso para a chegada do Papai Noel. 

O movimento natalino do comércio de Criciúma está impulsionando essa retomada. “A expectativa é boa, estamos bastante preparados, com um bom estoque de produtos, situação esta que no ano passado estava diferente. O valor médio de consumo está em torno de R$ 300. As pessoas estão mais nas ruas, estão sem medo de fazer as compras”, comemora o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Tiago Colonetti Marangoni. 

Expectativa de aumento em até 80% nas vendas

No Balneário Rincão a expectativa da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) é que os estabelecimentos localizados no Centro do município tenham uma alta nas vendas de até 80% com as festas de fim de ano. O número positivo foi revelado pela presidente da entidade, Julia Saneripp: “No Rincão o comércio é dividido entre o Centro e os outros bairros, como Pedreiras, que poderá ter um acréscimo nas vendas de até 50% e o Centro que pode chegar a até 80%”. 

O comércio da praia está com horários especiais desde o dia 11 de dezembro. “Também esperamos um aumento de 10% com as vendas de verão”, afirma Norma Ferro, suplente do Conselho Fiscal CDL. “Todos estão reagindo. Hoje o Rincão conta com um comércio completo, com lojas, gastronomia, e por isso, acreditamos que o ano de 2021 irá superar o de 2018 que foi ótimo para os lojistas”, completa Júlia.  

Lojistas esperam que 2022 seja de melhora 

Depois de quase dois anos no sufoco, com perdas de clientes e baixa nas vendas, os lojistas da região estão esperançosos com 2022. Ao menos é o que garante Rosane Benedet, que atua no ramo do vestuário em Criciúma. Ela lembra que 2020 foi um ano difícil com perdas de até 40%. “Tivemos muitos prejuízos já que o movimento foi pouco. Pensamos em fechar o nosso negócio”, aponta a empresária.

Com a retomada da economia em 2021, Rosane conta que aumentou em 50% na compra de produtos para vender na loja. “Notamos que a partir de abril deste ano, com a chegada da vacina, as coisas começaram a mudar. Nas vendas de inverno já conseguimos uma alta de 30%. Esperamos que a vacina continue gerando resultados para que as coisas voltem a dar mais certo”, acrescenta a lojista.

Para quem trabalha no ramo de móveis e decoração as expectativas também são positivas com a retomada nas vendas neste fim de ano. “O movimento está muito bom. Com a pandemia, as pessoas passaram a ficar mais em casa e a valorizar mais suas residências. E querem um ambiente mais aconchegante para a família ou receber os amigos com segurança. Por conta disso, estão investindo mais. Esperamos um novo ano com ótimas expectativas", diz a lojista de Criciúma, Bea Zini. 

A volta das confraternizações nas empresas e em família ficou evidente a alta no movimento nas ruas das cidades. A comerciante Norma Ferro, do Balneário Rincão, afirma que esses eventos de fim de ano contribuíram para este crescimento. “Esperamos também uma alta de 10% com as vendas durante este verão”, comenta Norma.

Geração de empregos 

Um ponto importante que reafirma esse período positivo é a volta da busca por trabalhadores. “Estamos com muitas vagas em aberto. Fazendo treinamento para capacitar a mão de obra. É interessante esse momento”, destaca Marangoni, da CDL de Criciúma. Quem tiver interesse em um emprego no comércio de Criciúma basta ligar para o 48 3431 2100 ou, então, acessar o site da CDL no site www.cdlcri.com.br. “O candidato fará uma entrevista com nossa psicóloga que orienta o interessado para uma empresa que tem o perfil do candidato”, explica. 

E o fenômeno também é observado no Balneário Rincão. De acordo com a CDL do município, os comerciantes estão com dificuldades de encontrar trabalhadores qualificados. “Uma das maiores dificuldades neste momento é encontrar mão de obra. Um exemplo é de um mercado da cidade onde disseram que se chegassem hoje dez pessoas para buscar um emprego todos teriam uma vaga. Estamos com uma grande dificuldade de encontrar profissionais”, afirma a presidente da entidade. 

Além disso, com a pandemia, muitas pessoas optaram por morar no balneário. “Notamos o crescimento no número de idosos no município que resolveram morar na cidade por conta da segurança. Com isso, aumenta a demanda nas lojas. Por esse motivo também, vamos contar com mais contratações temporárias”, diz Julia. A CDL do Rincão também capta novos talentos e quem tiver interesse pode mandar o currículo para o WhatsApp 48 9 9860 9470. 

Como se inscrever para um novo trabalho:

Criciúma - Contato 48 3431 2100 ou, então, acessar o site da CDL no site www.cdlcri.com.br (Banco de Talentos)
Balneário Rincão - Enviar currículo para o WhatsApp 48 9 9860 9470 da CDL. 

 

Treinamentos e workshops

Para atrair os consumidores para o Balneário Rincão, a CDL da cidade está investindo em parcerias para a realização de treinamentos e workshops. No fim deste ano, aconteceu uma sobre as novas perspectivas em vendas. “Vamos realizar cada vez mais eventos que auxiliem os lojistas para o atendimento aos clientes, o que é uma grande dificuldade, não só no Rincão, mas em toda a região”, diz Julia. 

E tudo isso é possível por conta das parcerias com instituições públicas e privadas. “Temos ótimas parcerias como a Prefeitura Municipal, Unesc e outras instituições para ampliar ainda mais a oportunidade da cidade em atrair novos consumidores e turistas”. 

A presidente da CDL revela que uma das estratégias para o próximo ano é a implantação de um curso de línguas para os lojistas. “O primeiro que vamos ofertar é o espanhol. Queremos que os turistas uruguaios e argentinos fiquem na região e consumam aqui. Queremos deixar o nosso comércio preparado para receber essas pessoas nas próximas temporadas”, completa Júlia. 

Investimentos em infraestrutura e shows nacionais

Atrelado a toda retomada da economia do Balneário Rincão, estão os investimentos em infraestrutura e eventos nacionais. Aumento na extensão do calçadão, arenas de shows, competições esportivas nacionais e internacionais, como o aberto de Beach de Tennis, tornam o município uma alternativa interessante não só para os moradores da região sul catarinense, mas como para turistas de outros estados e países. 

O "Verão Rincão" 2021/2022 teve início no último dia 17 de dezembro e encerrará em 28 de fevereiro com o Carnarincão. Esse ano, o Governo Municipal apostou em atrações populares para atrair o público para o balneário. "As praias vivem de eventos e nosso calendário de verão foi feito pensando nisso. Queremos fazer propaganda da cidade para outras regiões", explica Fernando Casagrande, diretor de Cultura do Rincão. 

Segurança e organização 

A atração mais esperada é Luan Santana. O cantor sertanejo chega ao Balneário para um show gratuito no dia 21 de janeiro. O espetáculo será na Arena Calçadão e contará com a abertura da dupla Elton e Everton, além do DJ Anão. "Destacamos também que uma das vantagens do Rincão é em proporcionar eventos seguros, com policiamento, muito bem iluminado e organizado. Este ano vamos pedir a carteira de vacinação e seguir com os protocolos sanitários, como o uso de máscaras e álcool em gel nos eventos", garante o gerente de Cultura. 
 
Além de shows com bandas e cantores nacionais, o Verão Rincão 2022 vai contar com inúmeras atividades esportivas como: campeonatos de futebol suíço, Coroa Bom de Bola, Open Beach Tennis, Praia Kids de Futebol, Circuito Vôlei de Praia, Handebol Beach, Corrida Sunset Night Run, Enduro da Lua Cheia. 

Confira a programação completa:

Dezembro

Dia 25
18h - Arrocha Summer (evento particular) - Campestre
21h - Éden Gastro Arts (evento particular)

Dia 29 
21h - Éden Gastro Arts (evento particular)

Dia 31
20h - Missa da Virada (Orla Central)
23h - Reveillon Imagine (evento particular) - Orla Zona Sul
23h - Reveillon Celebration (evento particular) - Sítio do Dico
23h - Reveillon Prefeitura do Balneário Rincão - Calçadão - Show com Elton & Everton 
23h - Reveillon Surf Scream (evento particular) 

Janeiro

Dia 03 
15h - Início Campeonato Cinquentão - Orla Sul
19h30 - Zumba Calçadão
19h30 - Início Campeonato Quarentão - Orla Sul

Dia 04 
19h30 - Zumba na Praça - Praça Zona Sul
20h - Início Suíço (noturno) - Orla Sul

Dia 05
19h30 - Zumba Calçadão

Dia 06
18h - Missa de Terno de Reis - Igreja Antigo Museu
19h30 - Zumba na Praça - Praça da Zona Sul

Dia 07
20h - Missa Carismática - Orla Sul
20h - Festa Sagrada Família - Zona Sul

Dia 08
09h às 15h - Verão Mais Unesc/105 FM - Orla Central
09h às 12h - Projeto Verão Massa FM - Orla Central
14h - Início Suíço (diurno) - Orla Sul
15h - Coroa Bom de Bola - Orla Centro Sul
15h - Circuito Giassi Corrida - Calçadão 
15h - Início Praião 2022 - Orla Sul
18h - Festa na Boiada - Campestre (evento particular)
20h - Festa Sagrada Família - Zona Sul
21h - 4o Rincão Open de Beach Tennis - Orla Central

Show Nacional Gratuito
20h - Leandro Borges 
(Arena Calçadão)

Dia 09

09h às 15h - Verão Mais Unesc/105Fm - Orla Central
20h - Festa Sagrada Família - Zona Sul 
21h - 4o Rincão Open Beach de Tennis - Orla Central

Dia 10
19h30 - Zumba Calçadão 

Dias 11 e 13
19h30 - Zumba Calçadão

Dia 14 
19h30 - Zumba Calçadão

Dia 15
08h - Rincão Praia Kids de Futebol - Campo Verão Bol
09h - Trilha Noturna
09h às 12h - Projeto Verão Massa FM - Orla Central
09h às 15h - Verão Mais Unesc/105 FM - Orla Central
14h às 22h - Filezão - Zona Sul (evento particular)
17h - NSC/TV Viva o Rincão + Evento estadual de Food Truck - Arena Calçadão com show gratuito do Dazaranha

Dia 16
9h às 15h - Orla Central 
14h Batalha dos Mil - Arena

Dia 17
19h30 - Zumba Calçadão

Dia 18 
19h30 - Zumba na Praça - Praça Zona Sul 

Dia 19 
19h30 - Zumba Calçadão

Dia 20
19h30 - Zumba na Praça - Praça Zona Sul
20h - Festa em Honra São Sebastião Urussanga Velha

Dia 21
19h30 - Zumba Calçadão
20h - Missa Carismática - Orla Central

Show Nacional Gratuito
20h - Luan Santana 
(Arena Calçadão)

Dia 22
08h - Rincão Praia Kids de Futebol - Campo Verão Boi
09h - Circuito Vôlei de Praia - Orla Central
09 às 12h - Projeto Verão Massa FM - Orla Central
14h às 22h - DYKM - Lago Azul (evento particular)

Dia 23
09h às 15h - Verão Mais Unesc/105 FM - Orla Central 
09h - Circuito Vôlei de Praia - Orla Central

Dias 24, 26 e 26
19h30 - Zumba Calçadão

Dias 25 e 27
19h30 - Praça da Zona Sul

Dia 29
08h - Rincão Praia Kids de Futebol - Campo Verão Bol
098 - Handebol Beach - Orla Centro
09h - Circuito Vôlei de Praia - Orla Central
09h às 12h - Projeto Verão Massa FM - Orla Central
14h - Passeio Ciclístico de Interação - Equipe Multi-institucional - Calçadão 
14h - Fornada dos Padeiros (evento particular) - Lagoa 

Show Gratuito
20h - Neguinho + Gean Lucca e Dany 
(Arena Calçadão)

Dia 30
09h - Handebol Beach - Orla Centro
09 - Circuito Vôlei de Praia - Orla Central

Fevereiro

Dias 01 e 03 
19h30 - Zumba na Praça - Praça Zona Sul
19h30 - Verão Mais Unesc/105 FM - Praça Zona Sul

Dias 02 e 06
20h - Festa em Honra Nossa Senhora dos Navegantes - Rincão Centro

Dia 05
09h às 12h - Projeto Verão Massa FM - Orla Central
17h - NSC TV/Viva o Rincão + Evento estadual de Food Truck - Praça Zona Sul com show nacional de Serginho Moah
18h30 - Corrida Sunset Night Run - Orla Surf
18h Na Boiada - Campestre (evento particular)
20h - 33o Enduro da Lua Cheia - Arena

Dias 07, 09 e 11
19h30 - Zumba Calçadão

Dias 08 e 10 
19h30 - Zumba Calçadão

Dia 12
09 - 1o Rincão Motor Show (Carros Antigos) - Calçadão
20h - Festival de Verão (Under Dogs + Reverendo John Paul) - Calçadão

Dias 12 e 13
08 - Surf Encontro de Gerações - Arena de Surf

Dias 11 e 13
8h - Torneio Estadual de Beach Tennis (FTC) - Calçadão 

Dias 14, 16 e 18 
19h30 - Zumba - Calçadão

Dias 15 e 17 
19h30 - Zumba - Praça Zona Sul

Dias 17 e 20 
08h - Torneio Nacional (CBT) e Mundial (ITF) de Beach Tennis - Calçadão

Dia 19
12h às 20h - Arrocha Summer (evento particular) - Show Nacional com Zé Felipe

Dias 21, 23 e 25
19h30 - Zumba na Praça

Dias 22 e 24 
19h30 - Zumba na Praça - Praça Zona Sul

Dias 25 e 28 
18h - Carnarincão (Carnaval Regional) - Avenida

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito