Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

TSE suspende julgamento de Jorge Seif

Decisão sobre cassação ou não do mandato do senador foi adiada outra vez
Por Renan Medeiros 16/04/2024 - 22:29 Atualizado em 16/04/2024 - 22:35
Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O julgamento do senador Jorge Seif (PL), acusado de usar recursos de forma irregular na campanha eleitoral que o elegeu em 2022, foi adiado mais uma vez pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A sessão, que deveria acontecer nestsa terça-feira (16), não ocorreu porque o ministro relator do processo, Floriano de Azevedo Marques, não pôde comparecer devido a um problema de saúde na família.

Não há uma nova data marcada para a retomada do julgamento, que decidirá se Seif perderá o mandato. Esta é a segunda vez que a definição é adiada. Na primeira vez que o caso pautou uma sessão do TSE, no dia 4 de abril, o adiamento se deu porque não haveria tempo de todos os ministros votarem. Na ocasião, tanto a defesa quanto o Ministério Público Federal apresentaram seus argumentos.

A Procuradoria Geral Eleitoral defende a cassação do mandato de Seif e a realização de uma nova eleição; a defesa diz não haver provas de irregularidades.

O julgamento será retomado com a análise dos sete ministros, começando pelo relator, ministro Floriano de Azevedo Marques. Seif precisa de pelo menos quatro votos a seu favor para evitar a cassação.

O julgamento diz respeito a toda a chapa encabeçada por Seif, incluindo os suplentes Hermes Artur Klann e Adrian Rogers Censi.

Entenda o caso

A denúncia partiu da coligação “Bora Trabalhar” (União Brasil, PSD e Patriota), que tinha Raimundo Colombo (PSD) como candidato ao Senado. A alegação é de que Seif usou helicópteros da Havan para deslocamentos durante a campanha, assim como a estrutura de comunicação da empresa, que teria ajudado a divulgar eventos, fotos, entrevistas, discursos e agenda de campanha do então candidato. O empresário Luciano Hang também é parte no processo.

A legislação proíbe o apoio de empresas a campanhas eleitorais.

Outro ponto abordado na denúncia é a realização de um evento organizado e financiado pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista, que supostamente teria beneficiado a candidatura do senador.

As defesas de Seif e de Hang negam irregularidades e dizem não haver quaisquer provas de abuso de poder econômico. Antes do julgamento do TSE, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina negou, por unanimidade, a cassação de mandato de Seif.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito