Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alexandre de Moraes suspende julgamento de Jorge Seif

Caso voltará à pauta no dia 16 de abril
Por Renan Medeiros 04/04/2024 - 10:49 Atualizado em 04/04/2024 - 12:07
Foto: Luiz Roberto/Secom/TSE
Foto: Luiz Roberto/Secom/TSE

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Notícia atualizada às 11h58

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, suspendeu o julgamento processo que trata da possível cassação de mandato do senador Jorge Seif (PL). Iniciado na manhã desta quinta-feira (4), o caso voltará à pauta da Corte no dia 16 de abril.

Segundo Moraes, a suspensão ocorreu porque não seria possível concluir antes das 12h. O relator, ministro Floriano de Azevedo Marques, ainda não apresentou o voto.

Antes da suspensão, os advogados das partes já haviam feito sustentação oral e a Procuradoria Geral Eleitoral defendeu a cassação do mandato. Os defensores de Seif e de Luciano Hang, que também é parte no processo, argumentaram que não há qualquer prova robusta suficiente para invalidar os votos que o senador recebeu e de participação efetiva da Havan na campanha.

O julgamento diz respeito a toda a chapa encabeçada por Seif, incluindo os suplentes Hermes Artur Klann e Adrian Rogers Censi.

Entenda o caso

A ação partiu da coligação “Bora Trabalhar” (União Brasil, PSD e Patriota), que tinha Raimundo Colombo (PSD) como candidato ao Senado. A alegação é de que Seif usou helicópteros da Havan para deslocamentos durante a campanha, assim como a estrutura de comunicação da empresa, que teria ajudado a divulgar eventos, fotos, entrevistas, discursos e agenda de campanha do então candidato.

Outro ponto abordado na denúncia é a realização de um evento organizado e financiado pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista, que supostamente teria beneficiado a candidatura do senador.

A defesa de Seif nega irregularidades e diz não haver quaisquer provas robustas de abuso de poder econômico. Antes do julgamento do TSE, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina negou, por unanimidade, a cassação de mandato de Seif.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito