Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Plenário

Tribunal de Contas de SC vai fiscalizar bolsas de estudo no ensino superior (ÁUDIO)

Instituições privadas questionam distribuição de recursos nos programas Uniedu e Universidade Gratuita
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 23/05/2023 - 09:59 Atualizado em 23/05/2023 - 11:41
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) anunciou que vai fiscalizar a economicidade das bolsas do Artigos 170 e 171, destinadas aos estudantes do ensino superior. Isso é resultado de um documento entregue pela Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), que questiona a proposta do Universidade Gratuita. O assunto foi pauta no Plenário desta terça-feira (23).

Ouça na íntegra:

"A denúncia, embora pareça um termo agressivo, é a única maneira que as particulares têm para provocar o Tribunal de Contas a agir de determinada forma. Foi a forma que a Anup encontrou para provocar o TCE a olhar para um programa que, na nossa visão, apresenta alguns problemas, sobretudo, do ponto de vista da legalidade, e do ponto de vista de economicidade, que é o gasto eficiente do recurso público", esclareceu advogado da Anup, Henrique Silveira, em entrevista à Som Maior. 

De acordo com o representante da entidade, o Uniedu, atual programa estadual de bolsas de estudos no ensino superior, destina 90% dos recursos para as universidades da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), conhecidas como comunitárias. Na sua avaliação, o problema de 'desigualdade' seria ainda pior na proposta no Universidade Gratuita. 

"Deixando de fora todo um outro grupo de instituições igualmente privadas, que abrigam hoje 68% dos alunos no estado", destacou. "A lei é muito clara ao dizer que a assistência financeira deve ser prestada aos alunos e não às instituições", reforçou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito