Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
4

Transplantes de rins devem aumentar gradativamente no São José

Serviço depende da fila e de questões de rejeição do órgão
Erik Behenck
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 29/01/2019 - 09:11
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Na última sexta-feira (25) foi publicado no Diário Oficial da União a portaria que permite o transplante de rins no Hospital São José, em Criciúma. A unidade havia sido visitada pelo Ministério da Saúde em dezembro. As reuniões internas devem começar nesta semana, o serviço será oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a expectativa é aumentar a quantidade dos transplantes gradativamente.

“A fila para a captação de órgãos é estadual, ela vai envolver critérios de cada doador quanto à possibilidade desse paciente receber o órgão doado. Conforme a fila estadual dessas questões de rejeições de órgãos ou não, é uma fila estadual única que direciona aos serviços que tenham esses pacientes, que são compatíveis a receber esse órgão doado”, explicou o diretor técnico do Hospital São José, Rafael Farias.

Os atendimentos ambulatoriais devem começar ainda em janeiro. “Temos uma projeção de um transplante por mês no início, dependendo da fila e da compatibilidade”, destacou Farias. “Há também a possibilidade de transplantes em vivos, a partir de um parente com a pessoa que precisa”, completou o médico responsável.

Confira a entrevista na íntegra: