Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Tombamento de vagões reacende urgência de realocação de famílias no bairro Pinheirinho

Moradores de Criciúma seguem expostos a perigos próximos à linha férrea

Por Redação Criciúma, 09/12/2025 - 18:35 Atualizado há 3 horas
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um encontro na tarde desta terça-feira (9), na Câmara de Vereadores de Criciúma, voltou a reforçar a urgência na realocação das famílias que vivem às margens da linha férrea no bairro, especialmente após o tombamento de cinco vagões carregados de carvão mineral ocorrido na noite anterior, no bairro Renascer. A iniciativa foi vereador Valmir Dagostim (PP), o Miri.

O incidente, registrado na Rua Miguel Patrício de Souza, provocou a interdição total do trânsito na via. Segundo informações da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), não houve feridos. O trem seguia no sentido Tubarão quando cinco vagões descarrilaram, evidenciando novamente os riscos que a proximidade com a ferrovia representa para comunidades que vivem ao longo do trajeto.

LEIA MAIS SOBRE O COTIDIANO: 

A Frente Parlamentar tem como objetivo acompanhar de perto os desafios enfrentados pelas cerca de 250 famílias que residem no entorno da linha férrea no Pinheirinho e buscar soluções seguras e definitivas para a realocação dessas pessoas.

Para o presidente, o episódio reforça a necessidade de acelerar o processo. "A nossa maior preocupação é evitar que o que aconteceu no bairro Renascer volte a ocorrer, desta vez no Pinheirinho, onde há diversas residências muito próximas da linha férrea. Estamos falando da segurança de famílias inteiras que hoje vivem expostas a um risco real. Por isso, defendemos que essas pessoas sejam realocadas para um local adequado, com estrutura e dignidade. Esse é o papel da Frente Parlamentar em Defesa do Bairro Pinheirinho: dialogar, cobrar e construir soluções junto ao Poder Público para que essa mudança aconteça o mais rápido possível, antes que uma tragédia maior aconteça. Nosso compromisso é proteger vidas", destacou Miri Dagostim.

A Câmara de Vereadores seguirá acompanhando o tema e cobrando ações efetivas para garantir segurança, dignidade e tranquilidade às famílias do Pinheirinho.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito