Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Todos os caminhos levam à praia

Depois de uma temporada sem eventos devido à pandemia, Balneário Rincão e Arroio do Silva preparam atrações para 2021/2022
Por Marciano Bortolin Edição 17/12/2021

Here Comes The Sun”, cantava George Harrison em uma das músicas clássicas dos Beatles. “Lá vem o sol”, em português. Na temporada passada, o sol veio, estava lá onde sempre esteve, mas os balneários estavam quase vazios. A pandemia do novo coronavírus, declarada em março de 2020, se prolongou, chegou ao fim do ano e afetou drasticamente os planos de muita gente que pretendia rumar para o litoral.

Neste ano, ainda com todos os cuidados, já é possível ir para a praia e aproveitar aquele mesmo sol que vai chegar, como cantava o quarteto de Liverpool. E para receber os turistas, os municípios da região se organizam.

Em Balneário Rincão, por exemplo, um dos municípios que recebe a maior quantidade de visitantes na temporada, os preparativos estão a todo vapor, como aponta o secretário de Turismo, Júnior Venturini. “Vamos lançar o calendário na primeira quinzena de dezembro. Estamos preparando um show gospel e um sertanejo de grande porte, além de um evento esportivo que não vai agregar somente para o Balneário Rincão, mas para todo o Sul de Santa Catarina. Os turistas, os veranistas, podem ter certeza que será um verão produtivo, principalmente para os comerciantes”, destaca.

Venturini revela ainda que a Administração Municipal prepara uma grande festa de Réveillon. “Teremos atrações regionais com estrutura bem bacana. A população pode se preparar porque vamos ter Réveillon”, afirma.

A cidade da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), possui 13 quilômetros de orla marítima, com duas plataformas de pesca e seis lagoas de água doce.

De acordo com o IBGE, sua população no ano de 2010 era de 11.628 habitantes. Na alta temporada, a população chega a 150 mil pessoas. O município foi criado inicialmente como distrito de Içara em 15 de julho de 1999. Em primeiro de janeiro de 2013 foi oficialmente instalado. “O Rincão está se preparando com uma grande estrutura. Vamos inaugurar a praça da Zona Sul, que também virou cartão postal da cidade. No ano que vem teremos a terceira parte do calçadão. Este verão vai ser com muito entretenimento, mas tende a melhorar ainda mais nos próximos anos. Esperamos não só visitas dos veranistas, mas que possam vir morar no Balneário Rincão. Muitas pessoas falam em vir morar, a nossa busca não é só visitar, mas que venham residir na cidade para incrementar ainda mais o nosso comércio, gerando emprego”, relata Venturini.

Além de tudo isso, o Rincão voltará a realizar o Praião, tradicional campeonato de futebol de areia, que nesta temporada será administrado pela Liga Atlética da Região Mineira (Larm). “Temos certeza que será diferenciado. Vai mudar para melhor”, pontua.

Informações gerais - Balneário Rincão:
Microrregião: Região Carbonífera
Aniversário: 03/10
Habitantes: 11.628

No Arroio do Silva, atrações de pequeno e médio porte

O sol também estará em Balneário Arroio do Silva, que definiu pelo cancelamento do tradicional desfile de Carnaval e arrancadas de caminhões e motos, porém, mantém eventos de pequeno e médio porte, ou seja, com público menor. 

O prefeito, Evandro Scaini fala da dificuldade em tomar decisões como estas, mas que elas são necessárias. “Fica difícil tomar decisões sendo que mexemos com vidas, mas também com a sobrevida do comércio. Analisamos todos os detalhes com relação à saúde pública. Continuaremos com o calendário de eventos de baixo e médio impactos. Os que têm possibilidade de grande agrupamento foram cancelados. Ainda não estamos 100% vacinados, ainda não temos estrutura para fazer uma fiscalização mais rígida, mas dura. Para prevenir a saúde somente faremos shows aos sábados, tiramos os shows das quartas-feiras e sextas-feiras. Vamos manter o restante do calendário, mas estes maiores estão suspensos, pois não tem como promover da noite para o dia e nem cancelar de última hora”, explica Scaini.

Situado no Extremo Sul catarinense, a 229 quilômetros de Florianópolis, o município possui uma área de 94,60 quilômetros quadrados e 22 quilômetros de orla. Lá, a festa de Réveillon está mantida. “O município se prepara para a virada do ano, temos uma orla de 22 quilômetros e na virada muitos vão para a praia, mas é um ambiente aberto. Vamos promover a virada do ano, é o evento maior do verão todo, e leva muitas pessoas para a praia perto da meia-noite e depois dos fogos retornam para as suas casas para continuar as suas festas particulares”, conta.

Informações gerais - Balneário Arroio do Silva:
Área: 94,60 km²
População: 10.876 habitantes (IBGE)
Região Turística: Caminho dos Cânions

Manutenção dos eventos esportivos

O prefeito lembra que os eventos esportivos também serão realizados. “Entendemos que precisamos voltar progressivamente. Tem o futsal, o beach tennis, o skate, corrida rústica, entre outros, que voltam à normalidade. São eventos de menor impacto, com menor número de pessoas no departamento de esportes, exigimos vacinação dos jogadores, estipulamos algumas regras para prevenir”, finaliza.

Outras cidades litorâneas para serem visitadas na região:

  • Passo de Torres
  • Balneário Gaivota
  • Araranguá
  • Jaguaruna
  • Laguna
  • Imbituba
  • Garopaba
     

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito