Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Terreno na Centenário é descartado para quartel dos bombeiros

Audiência Pública definiu que corporação deve sair da Dolário dos Santos, mas outros terrenos serão avaliados
Por Bruna Borges Criciúma, SC, 20/03/2019 - 06:28
Fotos: Bruna Borges / A Tribuna
Fotos: Bruna Borges / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um novo local para abrigar a sede do 4º Batalhão de Bombeiros Militares de Criciúma foi o tema de audiência pública realizada na noite de ontem, no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris. 

A opção que havia sido colocada pelo Município era a de um terreno na Avenida Centenário, em frente à rodoviária, ao lado do Supermercado Angeloni, mas essa alternativa foi excluída pelo público presente. 

“Aquele terreno tem implicações ambientais, de local, financeiro, que foram colocadas aqui na audiência, então, vamos eliminar esse e pensar em outros locais”, afirma o comandante do 4º Batalhão, tenente coronel Gustavo Campos. 

De concreto, os encaminhamentos da reunião foram dois. O primeiro deles, aprovado por unanimidade, foi a de que o quartel precisa sair de onde está, na Rua Dolário dos Santos, Centro da cidade. O segundo ponto encaminhado é de que será formada uma comissão para analisar outras possibilidades de terrenos.

O comandante relatou que o projeto do novo quartel já está pronto e o recurso provisionado, mas que a obra ainda não foi iniciada justamente porque foi percebida a necessidade de se buscar uma nova área, onde a saída dos bombeiros fosse mais facilitada. 

“O prefeito nos indicou aquela área na Avenida Centenário e nós achamos uma boa alternativa, porque fica na área central da cidade e nos dá a possibilidade de acessar as regiões norte e sul da cidade com rapidez. O que mais importa para nós é o tempo de resposta que nós teremos desde o momento em que a viatura foi acionada até a chegada dela na ocorrência”, comenta Campos. 

Anel Viário é opção

Alguns terrenos foram citados pelo público como opções para abrigar o quartel. Áreas localizadas ao lado do Cemitério Municipal do Bairro São Luiz, outras na Avenida Centenário, nos bairros Pinheirinho e Santa Bárbara, mas uma alternativa foi a que mais agradou aos presentes: o Anel de Contorno Viário.

A ideia foi colocada em discussão pelo vereador Zairo Casagrande. “Eu penso que devemos pensar em um terreno que ainda esteja viável daqui a 30, 40 anos, e imagino que a melhor localização seja o Anel Viário. Achar ali um ponto médio onde rapidamente as viaturas possam alcançar a cidade toda”, afirma Casagrande. 

Aquisição por permuta

Os recursos que o Corpo de Bombeiros possui são para a realização da obra do quartel, já a aquisição do terreno será realizada por meio de permuta. Ou seja, a área onde hoje está sediada a corporação será dada em troca do terreno onde o imóvel será construído. 

Esse foi outro ponto levantado como impeditivo do local em frente à rodoviária, já que a especulação é de que o preço de mercado daquele terreno seja muito superior ao da área na Dolário dos Santos, avaliado em R$ 6 milhões.

Um dos participantes afirmou que será difícil encontrar um local em que os valores sejam os mesmos, mas o comandante adiantou que essa situação já foi discutida. “O prefeito já nos garantiu que o aporte que faltar ele completa com o tesouro municipal”, declarou Campos.

Resolução em 6 meses

A previsão é de que em 30 dias a comissão para analisar as opções de local já estejam formadas e que uma nova audiência pública seja chamada para discutir novamente as alternativas. 

O prédio do Corpo de Bombeiros de Criciúma, que é também a sede para as regiões da Amrec e Amesc, foi construído em 1973 e, segundo Campos, não comporta mais as atividades desenvolvidas, especialmente após um acidente que há dois anos atrás destruiu parte da estrutura.

“Se em seis meses de discussão não for resolvido, eu vou dar início à minha obra na Dolário dos Santos. Porque eu também tenho que atender o meu público interno que precisa que essa obra seja realizada”, enfatiza Campos. 


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito