Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Teresinha volta à ativa nesta sexta-feira

Trilhos passam por manutenção realizada por profissionais da Ferrovia Tereza Cristina
Por Bruna Borges Criciúma, 07/02/2019 - 09:51 Atualizado em 07/02/2019 - 09:51
Daniel Búrigo / A Tribuna
Daniel Búrigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma das principais atrações do Parque das Nações Cincinato Naspolini, em Criciúma, ficou parada por um tempo, mas volta a funcionar a partir de amanhã. É a Terezinha, a locomotiva que faz o trajeto no espaço, uma referência ao transporte de carvão mineral e à época de ouro da mineração na cidade.

De acordo com o administrador do parque, Eduardo Schaucoski, é praxe que no mês de janeiro, período de menor movimento no local, a atração seja interrompida para as férias dos quatro funcionários que desempenham a atividade (dois maquinistas e dois atendentes). Porém, esse ano, outro motivo se somou ao já tradicional.

“Além do recesso que é normal, a Ferrovia Tereza Cristina (FTC), que já havia feito uma manutenção de rotina em 2018, se comprometeu a vir em janeiro para fazer a revisão geral dos trilhos”, relata Schaucoski.

“Aqui não é uma linha reta, tem muitas curvas, já que a Terezinha contorna o parque, então alguns parafusos ficam frouxos, tivemos até um início de descarrilamento no ano passado, por isso também essa manutenção mais completa para dar início à temporada”, complementa.

Equipe profissional

A recuperação dos trilhos é feita por uma equipe de seis pessoas. São profissionais da Ferrovia Tereza Cristina que também realizam a manutenção dos trilhos por onde passam os trens que levam o carvão à Usina Termoelétrica Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo.

O trabalho é focado no trilho, já que a locomotiva não apresenta problemas. “Estamos fazendo a troca dos dormentes (estruturas de madeira) e a correção das bitolas, que são os espaçamentos que têm uma medida correta para que funcione da maneira certa”, explica Oziel Oliveira Limas, da FTC. 

O horário de funcionamento da Terezinha é de segunda a sexta-feira das 9h às 21h e sábado e domingo das 14h às 21h. As escolas que visitam o parque têm acesso liberado à atração, já os visitantes pagam uma taxa de R$ 2. A administração da locomotiva é feita pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc).


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito