Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Tem Coop: Especialista em investimentos de cooperativa financeira dá dicas para jovens

Para o profissional, o segredo para o sucesso no mundo das finanças consiste em começar a guardar uma parte da renda desde cedo
Por Redação Criciúma, SC, 15/06/2020 - 12:25
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As cooperativas financeiras que, tradicionalmente, eram vistas apenas como alternativa para concessão de crédito, também podem ser uma opção interessante na hora de investir. E não se engane: investimento não é apenas para quem tem milhões. Poupar e investir são verbos que podem e precisam estar presentes no dia-a-dia de quem começou a ter alguma renda a pouco tempo. Por isso o Tem Coop desta segunda, 15, no Programa Adelor Lessa na Rádio Som Maior, compartilhou informações para os jovens que estão pensando em entrar no mundo das finanças.

O assessor de investimentos da Cooperativa Unicred Sul Catarinense, Silvio Paulo Hilgert, investe na Bolsa de Valores há mais de 20 anos. Com o seu trabalho, ele apoia e orienta os cooperados e colaboradores da Instituição. Para o profissional, o segredo do sucesso no mundo das finanças consiste em começar a guardar uma parte da renda desde cedo. “O ideal é reservar 20% do que se ganha para ter um futuro mais tranquilo. Em casos que este percentual for muito alto, cabe pensar em 10%”, explica Hilgert.

Embora o entrevistado invista em renda variável e acredite que a Bolsa de Valores e os fundos sejam excelentes opções, ele recomenda para os jovens que, antes de tudo, pensem em duas reservas fundamentais: a de emergência e a da aposentadoria. “O ideal é que o fundo de emergência tenha um montante suficiente para sobreviver a um possível desemprego ou outra situação atípica, mantendo o seu padrão de vida atual por pelo menos 5 ou 6 meses”, afirma o assessor.

Ainda que pareça cedo pensar em aposentadoria aos 20 e poucos anos, Silvio orienta os jovens a planejarem “três caixinhas”. “A primeira caixa é a do curto prazo. Nesta é preciso abrir um pouco a mão de rendimento, mas é importante ter a liquidez de uma renda fixa ou poupança. Na segunda estão os projetos de médio prazo, para até 15 anos, como uma viagem. Na terceira entram as opções de planos de previdência, por exemplo, que são os recursos pensados a longo prazo”, finaliza o entrevistado.

Confira o Tem Coop desta segunda no podcast:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito