Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

STF considera crime deixar de pagar ICMS declarado

Especialista em Direito Tributário, Zelei Crispim da Rosa, comentou o caso
Por Vitor Netto Criciúma - SC, 16/12/2019 - 13:35 Atualizado em 16/12/2019 - 13:38
Foto: Vitor Netto / 4oito
Foto: Vitor Netto / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, na última semana, a favor da tese de que é crime deixar de pagar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) já declarado. Após seis votos a favor dessa tese e três contrários, o julgamento foi suspenso por pedido de vista, que quer dizer mais tempo para analisar o caso, do presidente da Corte, Dias Toffoli, e deve ser retomado na próxima quarta-feira, 18. Além de Toffoli, falta o voto de Celso de Mello.

De acordo com o especialista em Direito Tributário, Zelei Crispim da Rosa, o STF entendeu que o crime de apropriação indébita tributária pode ocorrer mesmo que o contribuinte não cometa fraudes ou omissões. “Cada caso deverá ser analisado caso a caso. A gente não pode equipará fraude ou apropriação indébita ou subfaturamento com o imposto inadimplente”, comenta. 

“Para a maioria dos ministros, como o custo do ICMS é repassado ao preço e arcado pelo consumidor, o dinheiro prtence aos cofres públicos e só transita pela contabilidade dos contribuintes, em conformidade com o raciocínio que determinou a retirada do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins”, coloca. Sendo assim, a empresa acaba se apropriando de um valor de terceiros quando deixa de pagar o tributo, independentemente de ter feito a declaração. 

Conforme o advogado, a medida abre espaço para criciminalizar outros impostos. “Há uma banalização no direto penal nessa situação. Se passarmos a estender a outros impostos, então se esquecer de declarar algo no Imposto de Renda, então essa pessoa também vai responder por crime?”, questiona.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito