Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Somente em 2020, 26 casos de feminicídio em Santa Catarina

PM Regiane Miranda, de Forquilhinha foi vítima de feminicídio pelo marido nesta segunda-feira
Por Vitor Netto Criciúma - SC, 14/07/2020 - 08:59 Atualizado em 14/07/2020 - 10:29
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um triste caso de feminicídio ocorreu na manhã desta segunda-feira, 13, em Forquilhinha. O marido da PM Regiane Miranda tirou a vida da companheira e depois cometeu suicídio. Por mais trágico que o caso seja, acende novamente um alerta na população sobre os casos de feminicídio em todo o estado. Só neste ano, já foram registrados 26 casos em Santa Catarina. 

Em 2017, Santa Catarina registrou 27 casos de feminicídio. Em 2018 o número baixou, registrando 20. Já em 2019 o número voltou a subir, chegando a 34 registros. Em 2020 o número já assusta, sendo que até julho já foram registrados 26 casos.  

Em Criciúma, o ano de 2019 contou com dois casos de feminício consumados e dois tentados. Neste ano, já foi registrado um feminicídio tentado e nenhuma vítima fatal. 

Conforme o delegado da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Criciúma, Fernando Guzzi, os números de casos e denúncia vêm diminuindo. "Em ambos os casos houve uma diminiução, tanto no feminicídio como nos outros casos, mas nós estamos alertas para os casos de subnotificações", explicou o delegado ao programa Adelor Lessa na manhã desta terça-feira, 14. 

Os casos de subnotificações, apontado por Guzzi, são aqueles que ocorrem sem que a Polícia tenha conhecimento. "Hoje temos bastante canais de denúncias e o estado investe nessas questões subnotificação, para que os casos cheguem no conhecimento da polícia", comenta. 

Para o delegado, não se deve falar somente nas penas aos homens, mas também na assistência às mulheres que sofreram o crime. "Embora a gente esteja falando sobre a atuação penal, não é importante falar estritamente na pena. A pena é severa, claro, e a gente busca a prisão imediata, mas também temos um setor de psicologia na DPCAMI para dar atendimento às mulheres, achar a origem do problema, e prevenir que o crime não se torne um ciclo", enfatiza. 

Criciúma conta com órgãos especializados no atendimento, como um local imediato para receber as mulheres que sofreram os crimes. "Claro que o certo não seria tirar a mulher da casa e sim afastar o homem. Mas tem casos que elas precisam sair para não sofrerem mais com isso", complementa Guzzi. 

Tags: feminicídio

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito