Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Servidor da Receita é afastado em operação da PF contra esquema de R$ 2 milhões em SC e SP

Investigado teria favorecido empresários em processos alfandegários e foi afastado do cargo por decisão judicial

Por Gabrielle Rebelo 02/06/2026 - 09:42 Atualizado há 16 segundos
Polícia Federal realiza operação contra servidor público em SC | Foto: PF/ Divulgação/4oito  
Polícia Federal realiza operação contra servidor público em SC | Foto: PF/ Divulgação/4oito  

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Polícia Federal deflagrou a Operação Benaia para investigar um servidor público da Receita Federal suspeito de envolvimento em crimes de corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As diligências acontecem nesta terça-feira (2), nos estados de Santa Catarina e São Paulo.

De acordo com as investigações, o servidor teria recebido cerca de R$ 2 milhões de forma indevida para atuar em favor de empresários em processos alfandegários. Além disso, ele também é suspeito de criar mecanismos logísticos para beneficiar os envolvidos.

Os 24 mandados de busca e apreensão são cumpridos em Itajaí e nas cidades paulistas de Gurulhos, São Paulo, Santana de Parnaíba, Barueri, Paulínia, Valinhos, Hortolândia e Campinas. 

LEIA MAIS:

Policia Federal realiza operação contra servidor público em SC  | Foto: PF/ Divulgação/4oito 

Mandados de busca e apreensão 

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em diversos endereços ligados ao investigado nos estados de Santa Catarina e São Paulo. A Justiça também determinou o afastamento do servidor de suas funções públicas.

Segundo a Polícia Federal, ainda quando exercia o cargo de chefe da Receita Federal em Itajaí, o suspeito possuía poder para facilitar procedimentos e processos em razão da função que ocupava.

Polícia Federal realizou nesta terça feira uma operação contra lavagem de dinheiro em SC  | Foto: PF/ Divulgação/4oito  

Possíveis envolvidos no esquema 

A partir da análise dos materiais apreendidos durante as buscas, os investigadores pretendem identificar novos elementos probatórios e possíveis envolvidos no esquema.

Após representação da autoridade policial, a Justiça Federal também autorizou o acompanhamento da Receita Federal nas buscas realizadas em alguns dos endereços alvos da operação.

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito