Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Sem previsão para início de atendimentos no centro de recuperação infantojuvenil

Também localizada no Bairro São Sebastião, unidade de saúde atingida por incêndio aguarda por reforma
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 07/11/2018 - 09:07
Centro de recuperação com obra pronta mas ainda de portas fechadas / Fotos: Guilherme Hahn / A Tribuna
Centro de recuperação com obra pronta mas ainda de portas fechadas / Fotos: Guilherme Hahn / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Duas estruturas importantes para a saúde coletiva na região do Bairro São Sebastião permanecem desativadas. A primeira, o centro regional de referência e estudos para a recuperação de dependentes químicos infantojuvenis, construído em 2016, está em fase de encaminhamento para a abertura dos serviços, enquanto que a segunda, a Unidade Básica de Saúde (UBS), foi interditada após incêndio no dia 28 de outubro. Os dois prédios seguem sem previsão de funcionamento.

Faltam recursos para o centro 

A abertura do centro de referência segue pendente desde 2017 quando, por falta de recursos, a Administração Municipal optou por não repassar os R$ 25 mil mensais definidos anteriormente.

Em março deste ano, os vereadores da Comissão de Educação e Saúde buscaram informações com a Prefeitura sobre o motivo que levou a Organização Social (OS) selecionada ainda em 2016 para gerir o espaço não ter assumido suas funções. “Nos disseram que não repassariam nada, então estamos tentando ver como será que o centro poderá funcionar”, analisou o presidente da Comissão de Saúde Paulo Ferrarezi. “Há um projeto em análise que poderia disponibilizar os serviços à população sem o auxílio da Prefeitura, mas não sabemos de que maneira isso seria desenrolado e posto em prática”, completou o vereador. 

Entretanto, uma reunião marcada para a próxima segunda-feira, dia 12, discutirá o caso. A secretária de Saúde, Francielle Lazzarin Gava, acredita que a questão será resolvida. “Ainda é cedo para dizer que o centro vai funcionar 100%, mas vamos acertar todos os detalhes com a OS e buscar o melhor para a comunidade”, pontuou. 

Inutilizado pelas chamas

Posto de saúde do São Sebastião sofreu incêndio recentemente

Outro problema no São Sebastião, o incêndio na UBS deixou mais de 6,5 mil pacientes sem uma opção próxima de suas casas. Porém, diferente do centro de recuperação, a falta da unidade pode ser resolvida com maior antecedência. A maioria utiliza, atualmente, a unidade de saúde do Bairro São Defende. Entretanto, os moradores dos loteamentos Divino, Parque dos Girassóis, Condomínio Jardim União e Residencial Santa Luzia foram orientados pela Secretaria de Saúde para que procurem a UBS da Vila Belmiro. 

O posto depende de vistoria por parte da seguradora contratada e ainda não tem data para voltar a funcionar. “O Banco do Brasil sinalizou que liberará o recurso mas não temos como saber qual o valor necessário sem vistoria”, explicou Francielle. Há um projeto do município junto ao Governo Federal para transformar a UBS do São Sebastião em porte 2, ampliando serviços.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito