A Agroponte 2025 tem revelado não apenas novidades do setor agropecuário e de negócios, mas também histórias inspiradoras de quem encontrou no empreendedorismo uma nova forma de viver. Um exemplo é Maria Aparecida Anacleto Bernardo, professora aposentada de 60 anos, que transformou o tempo livre após a aposentadoria em um negócio de sucesso, a produção de sabonetes artesanais.
“Comecei para não ficar em casa, no ócio. A princípio eram vendas simples, depois passei a criar abelhas e aproveitar tudo delas para a saboaria e hoje não dou mais conta da demanda”, contou. Entre os produtos mais procurados estão sabonetes de dolomita, porcelana, babosa, mel, além de combinações com óleos nobres e manteigas naturais. Maria também produz velas aromáticas e terapêuticas, feitas a partir da cera das abelhas sem ferrão.
Para ela, além da renda extra, o trabalho é uma forma de manter a mente ativa e servir de exemplo para outras pessoas aposentadas. “Muitos acham que aposentar é só ficar em frente à televisão, mas ainda temos muito a ensinar e a fazer, para minha saúde mental, foi maravilhoso”, destaca.
No estande, a recepção do público tem sido calorosa. “As vendas estão muito boas, quase bati a meta e espero superar até o fim da feira”, disse Maria.
A consultora Gracie Luisa da Rosa Mazeiro destacou a qualidade dos produtos. “Os sabonetes estão lindos, cheirosos, bem feitos, até comentei que dá até dó de usar de tão bonitos e vale a pena visitar a feira e conhecer o trabalho”, afirma.
A Agroponte 2025 segue movimentando Criciúma com espaço para negócios, inovação e histórias de vida que inspiram.
Domingo, 17 de agosto:
10h: Abertura dos pavilhões
14h às 16h: Apresentações Equina
14h30: Evolução das Raças Equinas
18h: Encerramento geral da feira.