Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Responsável por pitbull que matou cão pode ter que responder na justiça

Fato foi registrado na manhã desta sexta-feira
Por Redação Orleans, SC, 20/08/2021 - 16:44 Atualizado em 20/08/2021 - 16:47
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após um cão da raça pitbull matar outro na manhã desta sexta-feira, 20, a Polícia Civil de Orleans instaurou procedimento de investigação criminal para investigação da contravenção penal de omissão de cautela de animal perigoso. À infração penal é prevista pena de dez dias a dois meses de prisão. Além da responsabilidade criminal, o proprietário do animal ainda poderá responder civilmente (indenização). 

Houve a realização de vistoria “in loco”, perícia, tomada de depoimentos, fornecimento de relatório técnico pela Fundação do Meio Ambiente, entre outras diligências. A polícia apurou que o animal era mantido em uma corrente no terreno do autor. Não foram constatados sinais de maus-tratos, sendo o animal devidamente assistido pelo proprietário.

Embora a existência de enforcador, a Polícia Civil relatou que o cão provavelmente se soltou e foi para a rua, onde também estava o outro cão, nenhum deles acompanhado por seus donos.

Pelos policiais civis e pelas fiscais da Fundação, foi constatado que o cão é dócil com as pessoas, porém adverte-se que em razão de sua compleição física e do histórico (dois ataques a outros cachorros), as normas de segurança devem ser seguidas à risca. 

Fato semelhante já havia acontecido em dezembro de 2020. O procedimento do ano passado foi concluído pela Polícia Civil e encaminhado ao Fórum.

Na tarde de sexta-feira, o proprietário do cão pitbull prestou declarações ao delegado da Polícia Civil, comprometendo-se a retirar o animal do local até que haja a construção de canil apropriado. O cão ainda passará por esterilização. A FAMOR e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) indicarão ao proprietário as normas técnicas para construção do canil, com a segurança devida.

A Polícia Civil, a Fundação do Meio Ambiente de Orleans (Famor) e a Polícia Militar irão vistoriar o local até a aprovação e construção do canil, o que deve se dar na próxima semana, a fim de garantir a fiscalização das condições e compromisso assumido pelo autor.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito