Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Rede Estratégia ODS premia Unesc como uma das três melhores iniciativas transformadoras do Brasil

Reconhecimento foi realizado em São Paulo, durante o evento "O futuro que queremos"
Por Redação Criciúma, SC, 08/06/2022 - 11:37
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a missão de promover transformações nos territórios onde está inserida, a Unesc foi reconhecida pela Rede Estratégia ODS como uma das três melhores iniciativas transformadoras do Brasil. A premiação ocorreu durante o evento "O futuro que queremos", nessa terça-feira, dia 7, em São Paulo, promovido pela Rede Estratégia ODS.

A Universidade concorreu na categoria ensino, pesquisa e extensão com o projeto "Empreendedorismo e Plano de Negócios: Ações Direcionadas à Capacitação de Jovens e Adolescentes do Bairro da Juventude" e garantiu a terceira colocação a nível nacional. O troféu e certificado foram recebidos pelo professor Abel Corrêa de Souza, que coordena o projeto de extensão desde 2010.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o reconhecimento consagra a força e a importância de uma Instituição Comunitária na região em que está inserida. "Para nós, este prêmio é motivo de muita alegria. Um movimento muito importante que sela a identidade comunitária da nossa Instituição pautada por grandes projetos que transformam a vida das pessoas. Esse é um dos muitos trabalhos realizados com excelência por professores e estudantes, tendo como território o nosso Bairro da Juventude. É resultado da transformação, da união, e da força de vontade de mudar a vida de todos. Essa é a nossa Unesc, a nossa Universidade Comunitária", enfatizou.

Quem também comemora a premiação é a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, Fernanda Sônego. "Estamos muito felizes com o reconhecimento das boas práticas atreladas ao Projeto de Extensão que é desenvolvido pela Unesc, em parceria com o Bairro da Juventude. Ele chancela a importância e a contribuição do Projeto para os jovens empreenderem e se transformarem. É um grande reconhecimento. Estarmos entre os três melhores a nível nacional é motivo de muito orgulho. Isso mostra o comprometimento da nossa universidade, dos professores, dos nossos acadêmicos e da instituição atendida, que é o Bairro da Juventude", contou Fernanda.

O professor Abel Corrêa que está em São Paulo falou do orgulho e da felicidade com o prêmio. "Tivemos a grata felicidade de sermos contemplados com o terceiro lugar em nível nacional. A nossa Unesc, mais uma vez, fazendo a diferença e que tanto contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região Sul de Santa Catarina. É uma grande conquista de todos", enfatizou.

Sobre o projeto

O projeto surgiu como uma forma de estimular ainda mais a participação da Unesc na comunidade, privilegiando o atendimento de público em risco de vulnerabilidade econômica e social. Neste sentido, foi escolhido o Bairro da Juventude, instituição beneficente com mais de 70 anos de atuação, atendendo crianças, jovens e adolescentes no acolhimento para a educação formal e profissional, além de fornecer alimentação para o público envolvido.

Desde 2010, mais de 500 alunos dos cursos profissionalizantes do Bairro da Juventude foram contemplados pelas lições de extensão "Empreendedorismo e Plano de Negócios: Ações Direcionadas à Capacitação de Jovens e Adolescentes do Bairro da Juventude".

Estimular e capacitar multiplicadores acadêmicos para a difusão do conhecimento técnico e comportamental do empreendedorismo e da responsabilidade social; propiciar oportunidades para criação, desenvolvimento e elaboração de produtos ou serviços inovadores; qualificar jovens e adolescentes na prática dos processos de gestão de empreendimentos; capacitar os participantes para a estruturação e elaboração de planos de negócios, estão entre as propostas trabalhadas com os alunos do Bairro. A instituição atende, atualmente, em torno de 1,6 mil estudantes.

Prêmio

O Prêmio ODS Brasil visou incentivar, valorizar e dar visibilidade às práticas que contribuam para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no território brasileiro. A ideia é formar um "banco de práticas exitosas" que sirvam de referência na implementação e disseminação da Agenda 2030.

O projeto é coordenado pela Fundação Abrinq e conta com a parceria da Agenda Pública e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Copyright © 2021.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito