Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Rede Estratégia ODS premia Unesc como uma das três melhores iniciativas transformadoras do Brasil

Reconhecimento foi realizado em São Paulo, durante o evento "O futuro que queremos"
Por Redação Criciúma, SC, 08/06/2022 - 11:37
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a missão de promover transformações nos territórios onde está inserida, a Unesc foi reconhecida pela Rede Estratégia ODS como uma das três melhores iniciativas transformadoras do Brasil. A premiação ocorreu durante o evento "O futuro que queremos", nessa terça-feira, dia 7, em São Paulo, promovido pela Rede Estratégia ODS.

A Universidade concorreu na categoria ensino, pesquisa e extensão com o projeto "Empreendedorismo e Plano de Negócios: Ações Direcionadas à Capacitação de Jovens e Adolescentes do Bairro da Juventude" e garantiu a terceira colocação a nível nacional. O troféu e certificado foram recebidos pelo professor Abel Corrêa de Souza, que coordena o projeto de extensão desde 2010.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o reconhecimento consagra a força e a importância de uma Instituição Comunitária na região em que está inserida. "Para nós, este prêmio é motivo de muita alegria. Um movimento muito importante que sela a identidade comunitária da nossa Instituição pautada por grandes projetos que transformam a vida das pessoas. Esse é um dos muitos trabalhos realizados com excelência por professores e estudantes, tendo como território o nosso Bairro da Juventude. É resultado da transformação, da união, e da força de vontade de mudar a vida de todos. Essa é a nossa Unesc, a nossa Universidade Comunitária", enfatizou.

Quem também comemora a premiação é a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, Fernanda Sônego. "Estamos muito felizes com o reconhecimento das boas práticas atreladas ao Projeto de Extensão que é desenvolvido pela Unesc, em parceria com o Bairro da Juventude. Ele chancela a importância e a contribuição do Projeto para os jovens empreenderem e se transformarem. É um grande reconhecimento. Estarmos entre os três melhores a nível nacional é motivo de muito orgulho. Isso mostra o comprometimento da nossa universidade, dos professores, dos nossos acadêmicos e da instituição atendida, que é o Bairro da Juventude", contou Fernanda.

O professor Abel Corrêa que está em São Paulo falou do orgulho e da felicidade com o prêmio. "Tivemos a grata felicidade de sermos contemplados com o terceiro lugar em nível nacional. A nossa Unesc, mais uma vez, fazendo a diferença e que tanto contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região Sul de Santa Catarina. É uma grande conquista de todos", enfatizou.

Sobre o projeto

O projeto surgiu como uma forma de estimular ainda mais a participação da Unesc na comunidade, privilegiando o atendimento de público em risco de vulnerabilidade econômica e social. Neste sentido, foi escolhido o Bairro da Juventude, instituição beneficente com mais de 70 anos de atuação, atendendo crianças, jovens e adolescentes no acolhimento para a educação formal e profissional, além de fornecer alimentação para o público envolvido.

Desde 2010, mais de 500 alunos dos cursos profissionalizantes do Bairro da Juventude foram contemplados pelas lições de extensão "Empreendedorismo e Plano de Negócios: Ações Direcionadas à Capacitação de Jovens e Adolescentes do Bairro da Juventude".

Estimular e capacitar multiplicadores acadêmicos para a difusão do conhecimento técnico e comportamental do empreendedorismo e da responsabilidade social; propiciar oportunidades para criação, desenvolvimento e elaboração de produtos ou serviços inovadores; qualificar jovens e adolescentes na prática dos processos de gestão de empreendimentos; capacitar os participantes para a estruturação e elaboração de planos de negócios, estão entre as propostas trabalhadas com os alunos do Bairro. A instituição atende, atualmente, em torno de 1,6 mil estudantes.

Prêmio

O Prêmio ODS Brasil visou incentivar, valorizar e dar visibilidade às práticas que contribuam para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no território brasileiro. A ideia é formar um "banco de práticas exitosas" que sirvam de referência na implementação e disseminação da Agenda 2030.

O projeto é coordenado pela Fundação Abrinq e conta com a parceria da Agenda Pública e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito