Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Quartel dos bombeiros ficará no mesmo endereço

Imóvel na Rua Dolário dos Santos foi construído em 1973 e passará por reforma e ampliação
Por Bruna Borges Criciúma, 15/04/2019 - 06:16
Arquivo / A Tribuna
Arquivo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A sede do 4º Batalhão de Bombeiros Militares de Criciúma permanecerá onde está, na Rua Dolário dos Santos, Centro da cidade. A decisão foi tomada em reunião que ocorreu na Prefeitura de Criciúma e que contou com a presença do subcomandante geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, coronel Charles Alexandre Vieira, e do prefeito Clésio Salvaro.

No mês de março, uma audiência pública realizada no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris discutiu possíveis destinos para a corporação. A primeira opção seria um terreno na Avenida Centenário, ao lado do Supermercado Angeloni, mas o imóvel foi descartado pelos participantes da audiência.

A intenção era oferecer o imóvel na Dolário dos Santos, de propriedade do Governo do Estado, em troca de outra área, ou seja, realizar uma permuta para o terreno e depois construir a nova sede no local escolhido.  

Para a opção na Avenida Centenário, além de estar em uma localização de difícil mobilidade em momentos de pico no trânsito, também foi considerada muito acima do valor para a concretização de uma permuta com a atual sede dos bombeiros, avaliada em R$ 6 milhões. Questões ambientais também foram alegadas para o descarte, principalmente a proximidade com o Rio Criciúma.

Os participantes da audiência pública também cogitaram outras áreas, como um terreno na Avenida Santos Dumont, próximo ao Cemitério Municipal do Bairro São Luiz, e outro também na Avenida Centenário, no Bairro Santa Bárbara. 

Ao final, ficou decidido que uma comissão seria formada para buscar novas áreas que pudessem atender aos requisitos elencados, em especial a localização que permitisse um deslocamento rápido das viaturas para qualquer ponto da cidade e para a região dos hospitais. 

“Porém, os imóveis que foram encontrados e que serviriam para a construção do quartel tiveram uma avaliação muito alta, preços muito altos. Ficou definido, então, nessa reunião, que a melhor opção seria os bombeiros permanecerem no mesmo endereço”, comenta o diretor de Patrimônio da Prefeitura, Valmir Luiz. 

Reforma e ampliação

Segundo o comandante do 4º Batalhão, tenente coronel Gustavo Campos, com a definição de que o endereço será mantido, agora o momento é de dar prosseguimento ao lançamento dos editais para a reforma e ampliação das instalações físicas do quartel, construído em 1973. O recurso de R$ 3 milhões já está garantido para a obra.

“Vai ser uma obra vertical, com três andares. Os projetos dessa obra já estavam todos prontos, mas nós achamos por bem buscar um outro terreno. Porém, o subcomandante achou por bem permanecer no mesmo local e, na verdade, trata-se de um bom local, a posição não é ruim, ela também é estratégica”, afirma Campos. 

Um posto avançado na Luiz Lazzarin 

Apesar de definir a permanência da corporação no mesmo local, a reunião na Prefeitura de Criciúma também iniciou as tratativas para que os bombeiros ocupem um terreno na Avenida Luiz Lazzarin. A ideia, no entanto, é construir no local um segundo quartel. 

“Tem um terreno muito bom que a Prefeitura nos apresentou, um local onde o Município pretende fazer um projeto de mobilidade, com a construção de um túnel. É um projeto para daqui cinco ou 10 anos, mas seria um segundo quartel”, declara o comandante.

“Estávamos em busca de um terreno para a construção da nossa sede, permanecemos no mesmo local, mas agora temos a projeção de ter dois endereços. Claro, vamos esperar as obras de mobilidade que a Prefeitura pretende fazer, mas temos a possibilidade de contar com dois quartéis”, enfatiza Campos. 

Anel Viário

Com esse projeto concretizado, a questão de conseguir chegar de forma mais rápida a todos os bairros da cidade seria resolvida, já que o terreno na Luiz Lazzarin tem acesso facilitado à região do Distrito do Rio Maina. 

O projeto de construção de uma segunda base para o Corpo de Bombeiros nessa localização também converge com uma das ideias levantadas na audiência pública do mês de março. Das áreas elencadas como possíveis para abrigar o quartel, a que mais agradou aos participantes foi buscar algum local próximo ao Anel de Contorno Viário.

Nesse endereço da Luiz Lazzarin, a corporação teria fácil ligação com o anel, principalmente se a conclusão da obra, que corresponde à quarta etapa, saia do papel os próximos anos. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito