Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Projeto Tigrinhos: formação de atletas e cidadãos

Ação que promove a cidadania por meio do esporte agora terá alunos uniformizados
Por Lucas Renan Domingos Criciúma, SC, 17/08/2018 - 09:03
Núcleos do projeto estão presentes nos bairros Sangão, Vila Manaus e São Marcos / Foto: Ana de Mattia
Núcleos do projeto estão presentes nos bairros Sangão, Vila Manaus e São Marcos / Foto: Ana de Mattia

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Estudar em um dos períodos do dia e em outro trocar o uniforme escolar pelo meião e a chuteira. Esta é a rotina de Guilherme da Silva, 12 anos, e de Jonatan Goulart, de 14 anos, todas as terças e quintas-feiras. Deles e de mais 150 crianças do município. Os garotos fazem parte do Projeto Tigrinhos. Uma parceria entre a Fundação Municipal de Esportes (FME), Criciúma Esporte Clube e da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

As escolinhas acontecem nos Bairros Sangão, Vila Manaus e São Marcos. Mais do que praticar o esporte e alimentar um sonho de um dia se tornarem jogadores de futebol profissionais, ao participarem das aulas, os meninos aprendem a como ser bons cidadãos. “Eu nem gostava muito de futebol. Mas meus amigos começaram e eu fui. Acho que o mais importante é que a gente aprende a respeitar o próximo e fazemos muitas amizades, além de ter que ter bom desempenho na escola”, lembrou Jonatan, volante do núcleo da comunidade de São Marcos.

“Eu participo desde o ano passado. E me ajudou muito a melhorar não só o meu futebol, mas nos meus estudos também. O professor cobra bastante as notas”, afirmou o pequeno Guilherme.

Na Vila Manaus, quem comanda a galera de aproximadamente 40 meninos é o professor Saimon Souza. Ele destaca que o Projeto Tigrinhos é a oportunidade que muitas vezes as crianças não têm. “Tem muitos meninos em situação de vulnerabilidade social. Antes de ser uma atividade esportiva, o projeto visa dar uma melhor perspectiva de vida a toda essa garotada”, falou Silva.

Agora, todos uniformizados

Jonatan, Guilherme e todos os demais amigos dos núcleos terão um animo a mais para participar do projeto. Ontem, a FME, o Criciúma e a Unesc entregaram mais de 150 kits com calção, meião e camisetas para os meninos utilizarem durante as aulas de futebol. “Ano passado a gente tinha dado apenas coletes, dessa vez conseguimos melhorar e dar ainda mais suporte para que essa ação continue acontecendo”, destacou o presidente da FME, Sandro Araújo

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito