Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Projeto na Câmara propõe refinanciamento de tributos federais

Proposta do deputado Ricardo Guidi prevê alíquota gradativa ao longo dos próximos anos
Por Guilherme Nuernberg Brasília - DF, 19/05/2020 - 08:51 Atualizado em 19/05/2020 - 08:55
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Projeto de Lei 2735/20, de autoria do deputado federal Ricardo Guidi (PSD), na Câmara dos Deputados traz mais um fôlego para os empresários. Apresentado nesta segunda-feira, 18, o PL institui o Programa Extraordinário de Regularização Tributária, que basicamente irá propor a empresas, independente do tamanho, o refinancimento de tributos federais por conta do estado de calamidade pública no país ocasionado pela pandemia de coronavírus.

A proposta prevê uma alíquota gradativa ao longo dos próximos anos. No ano correte, 2021 e 2022 o número ficaria em 0,3% nos CNPJ que aderem ao regime de tributação baseado no lucro presumido e 0,5% para quem utiliza os demais meios. A partir de 2023 a alíquota subiria para 0,5% e 1%, respectivamente.

De acordo com o consultor de empresas Edson Cichella, a arrecadação do governo vem através dos tributos arrecadados através das empresas, então é necessário que o governo tenha um tratamento diferenciado. "Esse é um programa necessário, há uma ansiedade de toda atividade no Brasil inteiro. O governo precisa manter todas essas atividades vivas. A pandemia afetou a capacidade de pagamento não só para períodos futuros mas também para empresas que já tinham alguma outra dívida parcelada", comentou. 

Cichella avaliou positivamente o projeto que segue para apreciação da Câmara dos Deputados. "É um critério sensato, coerente. Simplesmente parcelar um pagamento agora não vai resolver o problema lá na frente", comentou. "É certo que as empresas terão dificuldades. A intenção é manter os compromissos tributários em dia", concluiu.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito