Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Professores da Unesc lançam obra sobre estruturas carboníferas

Atividade ocorre nesta sexta-feira na Universidade
Assessoria de Imprensa Unesc Criciúma - SC, 03/05/2018 - 10:39 Atualizado em 03/05/2018 - 10:43
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma nova obra será lançada na tarde desta sexta-feira (4). "Memórias e identidades: as estruturas carboníferas como patrimônio cultural de Santa Catarina" é organizada pela professora Marli de Oliveira Costa e pelo professor Paulo Sérgio Osório, com a contribuição de diversas professoras e professores da Unesc, dos cursos de História, Pedagogia, Economia, dos mestrados em Educação e Desenvolvimento Socioeconômico, assim como egressos da Instituição.

A ação ocorre no Auditório Edson Rodrigues, às 13h30. Sendo que, logo após o lançamento, haverá uma roda de conversa com a professora doutora Daniela Pistorello e com o arquiteto da Fundação Catarinense de Cultura, Diego Fermo.

Saiba mais

O livro resgata as memórias sobre as atividades da extração do carvão no Estado e as marcas do passado industrial na sociedade. São identificados os processos de extração, armazenamento, transporte e também as práticas sociais dos trabalhadores do carvão, como locais onde os trabalhadores e suas famílias residiam, escolas, igrejas, locais de lazer e assistência à saúde e leva a uma reflexão sobre a transformação da paisagem e da construção da identidade cultural que esta atividade econômica proporcionou.

De acordo com os autores, tais referências são tão importantes para a compreensão da história da região carbonífera, que devem ser reconhecidas como patrimônio histórico.

A publicação é resultado do Edital para Grupos de Pesquisa da Acafe, lançado pela Fapesc no ano de 2016. A distribuição do livro será gratuita à todos os presentes.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito