Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Presença de óleo em córrego é investigada

Fonte de água verificada desemboca na Lagoa dos Esteves, mas ainda não contaminou o local
Por Bruna Borges Balneário Rincão, SC, 21/02/2019 - 08:33
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um relatório técnico realizado com o objetivo de analisar a qualidade da água da Lagoa dos Esteves, no Balneário Rincão, apontou que um córrego que desemboca no local está contaminado com altos índices de óleos e graxas. 

Como se trata de um córrego pequeno, a quantidade de material contaminante que chega à lagoa não a torna imprópria dentro do ponto de vista dos parâmetros estipulados pela legislação ambiental. Ainda assim, a presença do óleo será motivo de investigação para saber qual a fonte da contaminação.

O relatório em questão foi uma iniciativa tomada pelo Condomínio Vila Suíça para analisar a qualidade da água da Lagoa dos Esteves, onde estão as propriedades. “O condomínio obteve a licença ambiental emitida pela Fatma (Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA) e semanalmente é feita a coleta de dois piezômetros localizados em pontos estratégicos e que servem para analisar a qualidade da água da lagoa e do lençol freático”, comenta o síndico do condomínio, José Gilberto Vieira. 

“Essa coleta semanal é uma ação preventiva, é um cuidado que o condomínio toma com a qualidade da água da lagoa. Mas, agora que foi identificada essa fonte de óleo, ela será investigada pelo engenheiro ambiental do condomínio e da Prefeitura”, explica. 

Coliformes fecais

O estudo apontou, ainda, que o córrego também está “com grande quantidade de coliformes fecais, possivelmente contaminada por esgoto”. Porém, mais uma vez, a contaminação não chegou a prejudicar a lagoa e, segundo anotou o engenheiro responsável, “os resultados estão dentro dos limites permitidos, podendo ser considerada uma lagoa balneável e própria para banho”. 

Possibilidades serão analisadas

A Lagoa dos Esteves é a única da região que pode receber embarcações, como motos aquáticas e lanchas, entretanto, o síndico explica que a correnteza não leva água da lagoa para o córrego. Mesmo assim, todas as possibilidades de motivação da contaminação serão investigadas.

“Nenhuma hipótese será descartada. Estamos colhendo amostras toda semana para analisar e o intuito é proteger a nossa lagoa. O córrego tem uma quantidade de água mínima, tanto que não afetou a lagoa, que está um com pH ótimo, mas tudo está sendo analisado”, enfatiza Vieira.

Até março as coletas de água da Lagoa dos Esteves seguirão com rotinas semanais e após esse período, quando encerra a temporada de verão, elas passarão a ser mensais. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito