Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Prefeito planeja PPP para administrar aeroporto em Forquilhinha

Obras estão em andamento, e devem ser concluídas até julho. Meta é a retomada dos voos comerciais
Por Denis Luciano Forquilhinha, SC, 25/03/2022 - 08:05 Atualizado em 25/03/2022 - 08:06
Aeroporto já está em obras / Fotos: Julio Cavalheiro / Secom
Aeroporto já está em obras / Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Há quase dois meses, no fim de janeiro, o governador Carlos Moisés (Republicanos) esteve em Forquilhinha entregando a ordem de serviço para investimentos de R$ 12,9 milhões no aeroporto Diomício Freitas. As obras começaram alguns dias depois e envolvem recuperação asfáltica da pista de pouso e decolagem, taxiway, acesso aos hangares e pátio de estacionamento das aeronaves, readequação da faixa de pista, cercamento e implantação de via de inspeção.

"As obras estão em andamento, eu acredito que o cronograma deverá ser cumprido até junho. Estive lá na última semana, no máximo até julho estará concluído. A partir de abril e maio estaremos reunindo os prefeitos da Amrec e a classe empresarial visando a volta dos voos comerciais", comentou o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), em entrevista ao programa Conexão Sul, na Rádio Som Maior, nesta quinta-feira (24). 

Após a etapa agora em curso, o Estado planeja implantar uma estação meteorológica automática, dispositivo decisivo para a retomada de voos por instrumentos no Diomício Freitas. Esse equipamento permitirá pousos e decolagens mesmo sob condições de tempo adversas. 

Prefeito está empolgado com a possibilidade de retomar voos comerciais

Com isso, Neguinho acredita que o aeroporto estará em condições de reivindicar a retomada de voos comerciais. "Vamos começar esse movimento regional nas próximas semanas. O aeroporto é um vetor de desenvolvimento também para a Amesc. E o Diomício Freitas terá potencial também para o transporte aéreo de cargas, a partir dessa revitalização que está em andamento", sugeriu. 

Estado cederá gestão

O prefeito conta com o que já dialogou com o Estado, de o Município receber a gestão do aeroporto assim que as obras forem concluídas. "Tem um pré acordo com o Governo do Estado para passar a administração para o Município. Feita essa transição faremos uma Parceria Público-Privada (PPP) para administrar o aeroporto", relatou. "Em paralelo a esse processo burocrático vamos contactar com as empresas para mostrar que o Diomício Freitas pode ser rentável para voos comerciais. Esse é o nosso desafio", afirmou Neguinho.

Neguinho com o governador Moisés e o prefeito Clésio Salvaro no ato no Diomício Freitas, em janeiro

A prefeitura está preparando um relatório com dados para fundamentar a abordagem às empresas aéreas visando buscar voos para Forquilhinha. "Estamos levantando números para provar para essas empresas que dá para realizar a volta dos voos comerciais. Nas próximas semanas teremos novidades", afirmou.

Ouça a entrevista do prefeito de Forquilhinha no podcast:

Tags: forquilhinha

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito