Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Por meio do Grêmio Estudantil, alunos do Colégio Unesc se aproximam da política

Eleição ocorre na próxima quarta-feira (29). Na segunda, integrantes das quatro chapas participaram de um debate
Por Redação Criciúma, SC, 28/06/2022 - 19:42
Foto: Luiza Buratto/Agecom/Unesc
Foto: Luiza Buratto/Agecom/Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Onde houver duas ou mais pessoas regras de convivência precisarão ser estipuladas e é aí que surge a política, um ato de existir em conjunto. É isso que os alunos do Colégio Unesc estão aprendendo ao participar de uma eleição, neste caso, do Grêmio Estudantil João Monteiro. Desde a formação da chapa, a escolha do nome, a divulgação e até mesmo um debate, ações políticas passaram a fazer parte da rotina dos estudantes nos últimos dias. Tudo isso, culminará na eleição da próxima quarta-feira (29).

A disputa é assunto sério na escola, basta ver a quantidade de chapas inscritas: quatro. "Eles estão aprendendo a entender melhor o que é política. Mesmo que em uma esfera reduzida, aprendem sobre os valores da democracia, o que é viver em um espaço democrático", destaca o professor de História e Itinerário Formativo de Ciências Humanas e Sociais do Colégio de Ciências Humanas do Ensino Médio e de Filosofia do Ensino Fundamental anos finais do Colégio Unesc, Renan Borges.

Além de Renan, o trabalho também conta com a coordenação da professora de História Fundamental dos anos finais e do  Itinerário Formativo de Ciências Humanas, Amanda Cruz.

Debate de qualidade

Na segunda-feira (27/06), os representantes das chapas participaram de um debate no Auditório Ruy Hülse, oportunidade para apresentar as suas ideias aos alunos do 6º ano ao Terceirão, que irão às urnas na próxima quarta-feira. " Foi bem engrandecedor. Um evento que mostra que o Colégio está encabeçando um projeto diferente, uma atitude pioneira que traz esta voz por meio do Grêmio Estudantil", salienta Borges.

A diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, enfatiza que o debate realizado nesta semana mostrou o quanto os alunos estão comprometidos. "É um espaço importante de fala que não vimos mais em outras escolas e aqui demos voz para os nossos estudantes. É importante que tenhamos este espaço para que eles ajudem a construir este Colégio Unesc que a gente acredita, em parceria com as famílias, com os professores. Estamos gratos e esperançosos no processo que está acontecendo", diz.

Reativação

O Grêmio Estudantil João Monteiro, foi reativado após dois anos suspenso devido à pandemia, com um trabalho que teve início em abril. Desde então, os alunos foram apresentados ao processo eleitoral para criação das chapas até chegar na eleição. "No debate vimos o quanto estão atentos a coisas que gostariam que a escola tivesse, abertos à discussão, conscientes das responsabilidades de representar todos os estudantes. Para nós é uma grande alegria ver que conseguimos tangibilizar e desenvolver neles as habilidades de fala, de argumentação, de escuta, de empatia e desenvolver os seus protagonismos", pontua Giselle.

Chapas inscritas na eleição do Grêmio Estudantil do Colégio Unesc:

Chapa 11 - Todos Temos Voz

Chapa 22 - Colégio Unesc em Movimento 

Chapa 33 - Protagonismo Juvenil

Chapa 44 - Evoluir, Melhorar e Transformar

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito