Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ponte de Araranguá depende de decisão do Governo do Estado

Falhas em projeto subestimaram custo da obra
Por Renan Medeiros 17/01/2024 - 13:58 Atualizado em 17/01/2024 - 13:59
Travessia no local é feita de balsa atualmente. Foto: Júlio Cavalheiro/Arquivo
Travessia no local é feita de balsa atualmente. Foto: Júlio Cavalheiro/Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Interrompida ainda em 2022, a obra da ponte sobre o Rio Araranguá na localidade de Hercílio Luz, entre o Morro dos Conventos e o Balneário Ilhas, depende de um aporte financeiro significativo do Governo do Estado para que tenha continuidade.

O assunto foi levado na semana passada ao governador Jorginho Mello (PL) pelos deputados estaduais Volnei Weber (MDB) e Tiago Zilli (MDB) e pelo prefeito de Araranguá, César Cesa (MDB). Não há resposta por enquanto.

Segundo Weber, o governador foi sensível à demanda, mas precisa analisar melhor o assunto internamente com técnicos do Governo do Estado. O deputado concedeu entrevista ao programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, com o jornalista Enio Biz.

Ouça a entrevista completa (o texto continua depois):

Há falhas graves no projeto que subestimaram os custos da obra. Entre elas, não havia previsão de sondagem do fundo do rio, etapa necessária para a segurança dos pilares da futura ponte. O projeto previa o transporte de vigas por guindaste, mas o rio é largo demais para isso. Há necessidade do uso de treliças.

“O custo disso é muito diferente, lançar por guindaste ou por treliça. Treliça, vamos falar assim, é três, quatro, cinco vezes mais caro”, explicou Volnei Weber. “Também não tinha autorização da Marinha, não tinha o projeto das cabeceiras, não estava contemplado, iluminação não está contemplada”, detalhou.

Entenda o histórico da obra

O projeto e o convênio são das gestões anteriores da Prefeitura de Araranguá e do Governo do Estado. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada em 2020, com a presença do ex-prefeito Mariano Mazzuco (PP) e do ex-governador Carlos Moisés (Republicanos).

Pelo previsto inicialmente, o Governo do Estado repassaria R$ 15,6 milhões. Desse total, apenas R$ 2,7 milhões chegaram aos cofres municipais. O restante dependeria do avançar das obras, o que não ocorreu por causa das falhas no projeto contratado pelo município.

Com as alterações necessárias ao projeto, o valor previsto sobe tanto que seria preciso um novo convênio e um novo contrato. 

“Se finalizou tudo o que podia com o projeto e o convênio anterior. Agora se paga tudo aquilo que está executado, e devolve-se o restante. Esse é o combinado com o Governo, com a Infraestrutura e com a Fazenda. Faz-se um projeto novo, adequando-o, revisando-o, mas requer mais recursos. Então está alinhado isso com a Infraestrutura e com a Fazenda, porém precisava autorização do chefe maior, que é o governador Jorginho Mello”, explicou o deputado estadual.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito