Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

GAECO e Civil realizam operação em Sangão: dois empresários presos

Além das prisões e buscas, atendendo a pedidos da Polícia Civil, a justiça decretou o afastamento temporário de um servidor
Por João Zanini Sangão, SC, 02/08/2021 - 08:46 Atualizado em 02/08/2021 - 08:47
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O GAECO e a Polícia Civil, através da DECOR (Delegacia Especializada no Combate à Corrupção), realizaram operações simultâneas nesta manhã, e em endereços iguais, na cidade de Sangão.  Cinco mandados de busca em locais privados e na prefeitura da cidade foram efetuados, e dois empresários foram presos, com nomes ainda não divulgados.

A operação da Civil foi denominada "Vale do Silício", e do GAECO "Sargento Vitto II".

Os crimes seriam dezenas de fraudes em licitações, além de compras diretas ilícitas e outros delitos associados, ligados à aquisições de equipamentos e serviços de informática pelo município.

As contratações somam mais de 2.2 milhões de reais em pouco mais de oito anos, volume exarcebado que motivou o nome da operação, em alusão à região norteamericana que é referência mundial no ramo de informática.

Além das prisões e buscas, atendendo aos pedidos da Polícia Civil, a justiça decretou o afastamento temporário de um servidor, a suspensão dos contratos vigentes das empresas envolvidas e o bloqueio de 1.1 MI em bens e valores.


Operação Sargento Vitto II do Gaeco 

O Ministério Público, através  da  1ª Promotoria de Justiçade Jaguaruna, que acompanha as duas investigações, auxiliou na organização para que as operações ocorressem na mesma data. Embora apurem delitos e envolvidos distintos, a deflagração em separado poderia comprometer os resultados.

O nome da operação foi dado em homenagem a um sargento do Gaeco que faleceu no ano passado. Na operação Sargento Vitto I, em dezembro do ano passado, houve afastamento de prefeito e secretários de Jaguaruna. Os envolvimentos também apontavam para fraudes licitatórias e outros desvios de verba pública.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito