Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Plano 60 Dias da Unesc proporciona desenvolvimento social, econômico e empresarial

Ao todo, 41 acadêmicos prestaram assessoria para 18 empreendimentos neste semestre
Redação Criciúma, SC, 10/11/2023 - 17:57
Foto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc
Foto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após dois meses de intensas atividades, os acadêmicos da disciplina de Consultoria do cursos de Administração e Comércio Exterior, da Unesc apresentaram na noite desta quinta-feira (9), os resultados do Plano de 60 Dias. O projeto busca oferecer a oportunidade de envolvimento dos estudantes, desde a primeira fase, na prática e na resolução de problemas reais por meio de consultoria para empresas reais.

Ao conhecer as "dores" da empresa que atenderia, a equipe de Elen Cristina Perdoná foi logo colocando a "mão na massa" na busca por soluções. O empreendimento do ramo de aromatizantes de ambientes e produtos artesanais, que está no começo das atividades, apresentou demandas como posicionamento de marketing, organização financeira entre outros, todos com soluções apresentadas pelos acadêmicos. 

"Para nós foi positivo e agregou muito valor. Aprendemos muito e consideramos esta disciplina eficaz porque proporciona a prática para nós que estamos à espera da formatura", enfatiza.

Via de mão dupla

Os acadêmicos apresentaram os resultados da consultoria feita durante os 60 dias do Plano para colegas, coordenador dos cursos de Administração e Comércio Exterior, empresários, representantes do Núcleo de Empreendedorismo e presidente da Ampe. 

"O projeto tem o objetivo de proporcionar melhorias para empresas da região, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Muitos Microempreendedores Individuais (MEIs) procuram o projeto porque precisam estruturar a empresa e solucionar problemas pontuais. Ou seja, é uma iniciativa que proporciona desenvolvimento social, econômico e empresarial da região", conta o coordenador da iniciativa, Wilciney Villan.

Neste semestre foram 18 empreendimentos que receberam consultoria de 41 acadêmicos. "Foi recorde de atendidos desde o início do plano, em 2014. Parte delas veio da parceria entre o Núcleo de Empreendedorismo e a Associação dos Micro e Pequenos Empreendedores (Ampe)", cita.

"É uma via de mão dupla porque os acadêmicos contribuem com as empresas, mas os empresários também colaboram, sendo uma maneira de aplicar o conteúdo repassado ao longo dos quatro anos de graduação de forma prática e direta. Não é nada programado, a empresa traz o problema para a sala de aula e os acadêmicos propõem uma solução, desenvolvem um plano de  ações que precisa ser aplicado durante 60 dias", acrescenta.

Acadêmico da oitava fase, Victor Valsechi, já estava ansioso para vivenciar a experiência proporcionada pelo Plano de 60 Dias. Durante o projeto, ele e a equipe prestaram assessoria a uma imobiliária, o que  proporcionou uma rica experiência. 

"Ao atender o empresário, deixamos de fazer somente a teoria e passamos para a prática. Neste período, conseguimos trocar muita informação e percebemos que, às vezes, pensamos que não vamos conseguir contribuir, mas com o andamento, vimos que eu, com 23 anos de idade, posso mostrar um caminho que permita a um empresário com 20 anos de carreira  possa melhorar o negócio dele", pontua.

Mudança de lado, mas sempre auxiliando 

No semestre passado, Bruno Sebastian Carvalho Mezarini participou do projeto como estudante e agora atuou como um dos monitores da turma. "O empresário que entra com um problema, sai com uma solução. É claro que precisa dos esforços das duas partes, mas eu, por exemplo, consegui auxiliar uma empresa como acadêmico e agora sinto que pude auxiliar cada um dos 18 grupos", enfatiza.

Para a empresária Juci da Silva Silveira, a experiência foi enriquecedora e permitiu uma nova visão que resultou em melhorias no negócio. "Eu acredito que é sempre bom aprender, estar atualizado e entender como o mercado se comporta. Tivemos conversas valiosas que  nos permitiram crescer, não só profissionalmente, mas também pessoalmente, ampliando os horizontes", fala.

A empresária Maria Sutille também começou a colher os frutos mesmo antes do término da consultoria. "Com as melhorias propostas, fiz parcerias com várias cidades. Por meio deste auxílio, tive um ponto muito positivo em questão de marketing, fluxo de caixa, entre outros", revela.

Após as apresentações, uma confraternização marcou o fim do plano neste semestre. "Esta disciplina é chave dentro do nosso curso, que proporciona aos acadêmicos, o desafio de propor algo dentro de uma empresa, resolver o problema, trazer uma solução, e é dessa forma que tem acontecido nos últimos 11 anos. Agradeço a escolha de cada um dos empresários e por terem vindo até a Universidade e podem ter certeza que alguém se sentiu ajudado e que vocês também contribuíram conosco", fala o coordenador do curso de Administração, Edson Ribeiro.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito