Perder documentos pessoais é uma situação comum, sobretudo em períodos de festas e férias, quando há maior circulação de pessoas, especialmente em regiões de praia. Nesses casos, a orientação das autoridades é agir rapidamente para evitar transtornos maiores.
De acordo com o delegado Márcio Campos Neves, o primeiro passo ao perceber a perda é registrar um boletim de ocorrência. “É importante que todas as pessoas façam o registro. Ele pode ser feito online, diretamente em uma delegacia em plantão 24 horas ou até mesmo com a viatura policial mais próxima, como a da Polícia Militar”, explica.
LEIA MAIS:
- O erro comum que pode levar à suspensão da CNH
- Eleições 2026: o que pode e o que é proibido na pré-campanha
Registro facilita a recuperação e a emissão da segunda via
O boletim de ocorrência é fundamental porque muitos documentos acabam sendo encontrados e entregues às delegacias. “É muito comum que esses documentos sejam localizados. A partir do registro, com o telefone atualizado, os policiais entram em contato com a vítima para informar sobre o encontro”, destaca o delegado.
Caso os documentos não sejam recuperados, o registro também é indispensável para solicitar a segunda via. “Quando não há o encontro, o boletim é necessário para dar entrada na emissão de todos os documentos perdidos”, ressalta.
Cancelamento imediato de cartões evita prejuízos financeiros
A atenção deve ser redobrada quando a perda envolve cartões bancários ou de crédito. “No caso de cartões, é preciso ligar imediatamente para o banco e solicitar o cancelamento. Alguns permitem pequenas compras apenas por aproximação, sem necessidade de senha, o que aumenta o risco de prejuízos”, alerta Márcio Campos Neves.
Além de proteger o cidadão, o registro da ocorrência contribui para o trabalho das forças de segurança. “O boletim também nos ajuda a entender o que está acontecendo, identificar os principais fatores e os locais onde essas perdas ocorrem, permitindo orientar melhor a população e reforçar ações de prevenção”, conclui o delegado.